Topo

Rodrigo Mattos

Contratos antigos limitam recursos para Copa América do Brasil-2019

rodrigomattos

26/02/2018 04h00

Nesta semana, a Conmebol iniciou os trabalhos de organização e de comercialização da Copa América do Brasil-2019. Foi lançado o comitê organizador e a licitação dos direitos da competição. O problema é que há diversos direitos do campeonato presos a contratos antigos o que limita os recursos justamente para realizar o evento.

Na licitação lançada no início da semana, a Conmebol buscou uma agência para vender a Copa América. No concurso, detalhou que há diversos direitos que não poderão ser comercializados por estarem presos a contratos fechados pela antiga diretoria.

E os preços pagos pelos direitos eram bem mais baixos já que não houve concorrência e os processos não eram transparentes, como mostrou a investigação do Departamento de Justiça dos EUA.

Um exemplo de contrato antigo é o da TV Globo para os direitos de TV Aberta para o Brasil, provavelmente um dos maiores direitos da competição. A Conmebol pretende conversar com a emissora para renegociar valores, mas sabe que tem um documento em vigor e, portanto, no limite terá de cumpri-lo.

Quando houve troca da diretoria da confederação, o contrato com a Globo sequer estava guardado nos arquivos da entidade, tendo sido necessário que a emissora o mostrasse.

Assim, a expansão de sedes e times convidados pode ser afetados. A ideia da Conmebol era fazer uma competição enxuta, mais centrada nos grandes centros do país. No plano inicial, por exemplo, está previsto que tanto a Arena Corinthians quanto o Allianz Parque sejam sedes da Copa América.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.