Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians obtém duas vitórias no início em um terço dos Brasileiros

rodrigomattos

23/04/2018 04h00

A liderança do Corinthians no Brasileiro após duas rodadas repete um hábito de largar forte no campeonato. É a quinta vez que o time consegue duas vitórias logo no início em um total de 15 edições disputadas, isto é, um terço das vezes. Isso não significa necessariamente uma campanha vitoriosa, mas é um trunfo mais à frente.

No ano passado, o time de Carille disparou no início, mas não houve duas vitórias seguidas no início. Os pontos foram se acumulando nas rodadas seguintes que deram larga vantagem ao final do primeiro turno, o que foi o suficiente para garantir o título. Nos dois primeiros jogos, a equipe obteve quatro pontos.

O Corinthians largou com duas vitórias logo de cara em dois outros anos de título: 2015 e 2011. Em ambos, o time então treinado por Tite se destacou, acabou o primeiro turno na frente e conseguiu administrar a pontuação até o final.

Em 2010, o time corintiano também obteve duas vitórias de início, fez uma boa campanha e acabou na terceira colocação. O ponto fora da curva é o Brasileiro-2007. Aquela equipe que foi rebaixada ao final da temporada iniciou também com duas vitórias. O único caso em que o time largou mal e foi campeão ocorreu em 2005, em que só somou um ponto na primeira rodada.

A consistência do jogo corintiano durante o ano é outro fator que indica pelo menos uma boa campanha. Sem ser brilhante, o time pode até jogar mal em certas oportunidades, mas mantém seu estilo eficiente. Segundo o Footstats, a equipe de Carille é a mais certeira em suas conclusões, com seis gols em seis arremates no gol — houve outros seis para fora.

Essa é uma questão para o Corinthians: a produção ofensiva do time continua a não ser grande, apesar de ser o ataque com mais gol nestas duas rodadas. O Grêmio, por exemplo, exibiu um jogo coletivo ofensivo melhor do que o corintiano nas duas primeiras rodada, ainda que não tenha acertado o pé nas conclusões, pois só fez um gol. São os dois times mais organizados do país neste início do Brasileiro e candidatos a disputar o título.

Há obviamente outras equipes que podem evoluir no Nacional, há a influência de outras competições como Copa do Brasil e Libertadores. O que a largada forte do Corinthians indica é uma boa campanha. A ver se resultará em título.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.