Topo

Rodrigo Mattos

Aposta na CBF é que banimento acabará aos poucos com poder de Del Nero

rodrigomattos

27/04/2018 12h04

Mesmo afastado provisoriamente do futebol pela Fifa, Marco Polo Del Nero articulou e garantiu a eleição de seu pupilo Rogério Caboclo para presidência da CBF. Anunciado nesta sexta-feira, o banimento definitivo do cartola pela federação internacional, no entanto, deve acabar aos poucos com a influência do dirigente sobre o futebol brasileiro. Será como uma morte lenta. Essa é a aposta entre dirigentes da confederação.

Del Nero estava afastado provisoriamente desde dezembro pelo Comitê de Ética da Fifa após acusações contra ele aparecerem na Justiça dos EUA. Delatores o apontaram como receptor de propinas por contratos da Copa América, da Copa do Brasil e da Libertadores. Ele nega.

Só que, neste meio tempo, o dirigente continuou conversando com presidentes de federações e dirigentes da CBF, garantindo que seria absolvido. Tanto que ele ligou para diversos dos cartolas para garantir apoio a Caboclo.

Com o banimento da Fifa, Del Nero perde qualquer possibilidade de ter a caneta de volta às mãos. Seus advogados reconhecem que dificilmente ele será vitorioso em recursos dentro da Fifa e o julgamento no CAS pode demorar anos. Assim, a possibilidade de ameaça futura em uma eventual volta se esvai e fica mais fácil ignora-lo, na visão de cartolas da confederação.

A análise é que internamente, em um primeiro momento, o diretor executivo e futuro presidente Rogério Caboclo continuará a escutar as opiniões de Del Nero para tomar decisões. Mas, com o passar do tempo, a aposta entre dirigentes é que seja fatal sua perda de influência. Afinal, não haverá motivo para ser fiel eternamente a um dirigente banido. Algo similar ocorreu com Ricardo Teixeira que continuou com influência no início, e depois perdeu espaço.

Dirigentes da CBF entendem que, apesar de dura, a Fifa pelo menos deu tempo para Del Nero preparar sua saída ao prolongar o tempo do processo até a punição definitiva. Com 135 dias de afastamento provisório, ele teve tempo de articular a eleição de um sucessor.

Sob o ponto de vista da Justiça, a punição de Del Nero não tem impacto imediato. Ele continua como indiciado na Justiça dos EUA, mas até agora as investigações no Brasil não saíram da fase de inquérito. Um deles foi arquivado pelo Ministério Público Federal de São Paulo, segundo seu advogado José Roberto Batochio.

Por meio de nota, os advogados de Del Nero na esfera esportiva afirmaram que recebiam a decisão com indignação. "Importante ressaltar que a investigação conduzida pelo Comitê não foi capaz de produzir qualquer prova referente ao suposto envolvimento em esquemas de corrupção", afirmou a Bichara e Motta Advogados por meio de nota.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.