Topo

Rodrigo Mattos

Pesquisa: Brasileiros colocam Neymar como destaque da Copa e CR7 como rival

rodrigomattos

27/04/2018 04h00

Os brasileiros preveem que Neymar será o maior destaque da Copa do Mundo da Rússia-2018, e que o português Cristiano Ronaldo será seu maior rival ao posto. É o que aponta uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas sobre a percepção da população do país para o Mundial. Realizado em abril, o levantamento ainda indica que a seleção é vista como favorita ao título e há um desinteresse da maior fatia dos cidadãos pela competição.

A "Pesquisa Nacional Copa do Mundo" foi realizada pelo instituto paranaense em 24 e 25 de abril, com um total de 2.948 pessoas acima de 16 anos, por meio de questionários online. O grau de confiabilidade dos dados é de 95%, com margem de erro de 2%.

Uma das perguntas foi qual desses três jogadores se destacará mais na Copa-2018, citando Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. O resultado foi que 35,2% das pessoas apontaram Neymar como o que será melhor, seguido de Cristiano Ronaldo com 30,2%. A liderança do brasileiro, portanto, está acima da margem de erro. Eleito melhor da última Copa, Messi teve a preferência de 16,9% para ser o destaque da competição.

Não foram incluídos jogadores que têm tido bom desempenho antes do Mundial como Mohamed Salah, egípcio que tem o maior número de gols na atual temporada europeia e jogará na Rússia. Neymar, no momento, se recupera de contusão e tem previsão de voltar aos campos em maio.

Se há confiança em Neymar, a população brasileira demonstra ainda mais otimismo em relação ao hexacampeonato. Uma fatia de 63,7% das pessoas enxerga a seleção brasileira como favorita a ganhar a Copa, enquanto 25,8% não veem o Brasil como principal candidato ao título. O restante não soube ou não quis opinar.

Essa confiança tem relação com a alta aprovação do técnico Tite. Questionada se ele é o técnico ideal para a seleção, 75,9% da população respondeu que sim. Outros 7,3% indicaram que ele não deveria ser o treinador, sendo que o restante não soube ou não quis opinar.

 

Nem esse otimismo no resultado, no entanto, foi capaz de empolgar a população brasileira com a Copa-2018. Questionados sobre qual o grau de interesse no torneio, apenas 33,2% dos brasileiros apontaram estarem interessados ou muito interessados do Mundial. Em contrapartida, 65,8% dos entrevistados indicaram que estão pouco ou nada interessados na competição.

E não é uma questão de falta de conhecimento sobre a Copa. Na pesquisa, 84,4% dos brasileiros apontaram que sabem que a competição ocorrerá na Rússia.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.