Topo

Rodrigo Mattos

STF destrava inquérito sobre Del Nero que vai para PF do Rio

rodrigomattos

28/04/2018 04h00

Ao mesmo tempo em que é banido do futebol, o ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero vê destravar o inquérito que corre contra ele com investigações relacionadas a casos da CPI do Futebol. O Supremo Tribunal Federal desmembrou o procedimento e mandou a parte do ex-cartola e de Ricardo Teixeira para a Polícia Federal do Rio de Janeiro. O tribunal superior ficou com a parte relacionada a políticos.

O inquérito teve como origem a CPI do Futebol e investiga crimes contra o sistema financeiro, eleitorais, lavagem de dinheiro e estelionato. O grupo de suspeitos inclui Del Nero, Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Kléber Leite, e deputados como Marcus Vicente.

Pela presença do parlamentar, o inquérito foi para o STF e ficou lá por oito meses. No dia 26 de abril, o ministro Celso de Mello decidiu pelo desmembramento do inquérito, mandando a parte de Del Nero para o Rio de Janeiro.

Um relatório paralelo da CPI descreve suspeita de Del Nero relacionadas ao caso Fifa (recepção de propinas no exterior), à operações financeiras com associados e à doação eleitoral de caixa 2.

"Na parte criminal, já devassaram a vida dele no Brasil do ponto de vista fiscal. Procuraram conta no exterior, não acharam. No Brasil, ninguém escapa da Receita e ninguém achou nada dele", contou o advogado de Del Nero, José Roberto Batochio. "Mandaram esse inquérito para o Rio. São os mesmos assuntos de um anterior."

Segundo ele, já é o segundo inquérito sofrido por Del Nero pelo mesmo motivo: o caso Fifa. O primeiro foi instaurado a pedido da Procuradoria Geral da República, em 2015, após a prisão de José Maria Marin.

"O primeiro começou em Brasília. Chegaram a conclusão que não tinha nada que pudesse fazer barulho. Mandaram para o Rio e a Polícia Federal. Cheguei a levá-lo para depor lá. Quebraram sigilo e nada. Mandaram para São Paulo que é seu domicílio e o Ministério Público teve a hombridade de arquivar", contou Batochio, que classificou o relatório paralelo de Romário de "fake". O blog não encontrou nenhum inquérito em São Paulo.

Em seguida, Batochio fez uma defesa de Del Nero inclusive em relação à acusação que sofre na Justiça dos EUA. "Não encontraram nenhum dinheiro que rastreasse e fosse parar no Marco Polo", disse o advogado sobre as acusações de que ele levou propina por contratos da Conmebol da CBF.

Nos EUA, o Departamento de Justiça fez acusação formal contra Del Nero por lavagem de dinheiro, mas, como ele nunca saiu do país, não responde ao processo. Na sexta-feira, a Fifa o afastou definitivamente de todas as atividades do futebol com base nessas acusações. Del Nero vai recorrer.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.