Topo

Rodrigo Mattos

Líder, Fla prioriza contratar coordenador e planeja reforços para pós-Copa

rodrigomattos

28/05/2018 04h00

Líder do Brasileiro, o Flamengo planeja algumas mudanças durante o período de parada da Copa, mas nada radical. A prioridade é contratar um coordenador técnico, alguns reforços e manter Vinicius Jr em negociação com o Real Madrid. O CEO do clube já foi trocado. Não há intenção de alteração do treinador Maurício Barbieri.

A mudança do CEO foi provocada pela saída de Fred Luz para projeto pessoal ligado à eleição presidencial, substituído por Bruno Spindel. O blog apurou em que estágio da discussão estão os principais pontos sobre o futebol do clube após essa troca e da diretoria de futebol anteriormente. Abaixo, será detalhado ponto por ponto:

Coordenador técnico

O Flamengo procura um coordenador técnico, que é considerado essencial para tocar toda a integração do projeto de base do Flamengo e dar apoio para o técnico profissional. O nome de Paulo Autuori, atualmente no Fluminense, é um dos estudados. Mas não é o único: o clube avalia currículos até de profissionais estrangeiros para ocupar esse cargo. Como há pressa, é possível que seja contratado ainda antes da Copa. A ideia é que tenha de ser alguém que se encaixe em projetos já traçados no departamento de futebol, mas que tenha capacidade de levar à evolução.

Treinador

Atualmente, é considerado bastante improvável qualquer troca de técnico e Maurício Barbieri será mantido a não ser que ocorra uma mudança de curso. A diretoria do Flamengo procurou um treinador experiente para substituir Carpegiani, mas viu o mercado como difícil e sem boas opções. Por isso, se voltou para a solução interna e dirigentes estão satisfeitos.

Reforços

O Flamengo tem como levantar recursos para a contratações de reforços. A avaliação é, sim, de que há posições carentes no time. Entre essas, estão a lateral, um zagueiro jovem, um volante e um atacante para o lugar de Guerrero. Assim que estiver aberta a janela de transferências, portanto, o clube deve procurar jogadores até porque perdeu atletas em relação ao início da temporada. Há sobra na folha salarial da suspensão de Guerrero, além disso, o Flamengo pode eventualmente obter novas quantias para pagar multas ou luvas.

Vinicius Jr

A diretoria rubro-negra esperava o final da Liga dos Campeões para que o Real Madrid a procure para decidir se Vinicius Jr fica no Brasil ou vai para a Espanha agora que fará 18 anos. Dirigentes do Flamengo apostam na boa relação com o Real para mante-lo. Isso porque, se o clube espanhol quiser o jogador, Vinicius Jr é quem decide se vai ou não. Mas os rubro-negros sabem que a palavra do Real tem peso já que será o futuro clube dele.

Estádio

A solução mais imediata para estádio do Flamengo é o acordo de quatro anos a ser fechado com o Maracanã. A longo prazo, ainda não um caminho, mas o mais provável é que se mantenha a busca por um estádio próprio. Neste caso, o clube deu passos atrás após não fechar a compra de terreno na Av Brasil, que tornou-se inviável por outros projetos e por questões com o dono do terreno. Atualmente, o clube voltou-se novamente para a prospecção de terrenos em toda a cidade, em áreas diversas, desde o centro até a Barra da Tijuca, além de locais mais distantes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.