Topo

Rodrigo Mattos

Fla deve reativar contrato de Guerrero e pode escala-lo após a Copa

rodrigomattos

04/06/2018 15h17

Após uma análise da decisão do tribunal suíço, a diretoria do Flamengo deve reativar o contrato com o atacante Paolo Guerrero para poder utiliza-lo depois da Copa-2018. Dirigentes rubro-negros chegaram a conclusão que a liminar dada pela corte da Suíça permite que ele jogue não apenas a Copa, como esteja liberado para atuar pelo time. A decisão do tribunal, no entanto, é provisória.

Na quinta-feira, uma corte suíça deu uma liminar em favor do atacante peruano suspendendo os efeitos da pena de 14 meses por doping imposta a ele pelo CAS (tribunal esportivo) que o tiraria da Copa. A decisão ocorreu porque havia risco de um dano insanável para o jogador ao ficar fora do Mundial.

Advogados do atacante e do Flamengo analisaram o teor da decisão para saber se isso se estenderia também aos jogos do clube após o Mundial. Afinal, Guerrero tem contrato até agosto com o time rubro-negro. Concluíram que ele poderá atuar pela equipe rubro-negra enquanto não houver uma reversão da decisão do tribunal suíço.

Com isso, a diretoria rubro-negra decidiu que deve reativar seu contrato a partir da data da decisão do tribunal suíço. Desta forma, Guerrero voltará a receber salários pelo Flamengo, e poderia jogar no final do mês de junho e em agosto pelo clube.

Ainda não há nenhuma decisão sobre renovação de contrato do jogador já que isso depende também dos desdobramentos do caso de doping. É certo que o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, já declarou que gostaria de continuar com Guerrero. Ao mesmo tempo, em sua carta de agradecimento quando soube que disputaria a Copa, o atacante não mencionou o clube o que pode indicar que a relação não está tão boa. Isso, no entanto, será um tema após o Mundial.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.