Topo

Rodrigo Mattos

Com árbitro de vídeo, Copa tem explosão de pênaltis na primeira rodada

rodrigomattos

19/06/2018 13h57

A Copa da Rússia teve um aumento considerável no número de pênaltis marcados por conta do árbitro de vídeo. Foram marcadas nove penalidades na primeira rodada, composta por 16 jogos. Para efeito de comparação, foram dez pênaltis em toda a primeira fase do Mundial do Brasil-2014.

Do total de nove penais marcados até agora, foram três deles assinalados por meio do árbitro de vídeo. Foi o caso da marcação em favor da Suécia diante Coréia do Sul, para o Peru contra a Dinamarca, e para a França em confronto com a Austrália. Ou seja, sem essas penalidades, seriam apenas seis.

A seguir neste ritmo, a Copa da Rússia vai se tornar a de maior número de pênaltis. Em 2014, no Brasil, foi um total de 13 marcações dentro da área. Na África do Sul, em 2010, foram 15 pênaltis.  Na Alemanha, houve 17, e no Japão/Coréia do Sul-2002, 18 penalidades. Por fim, na França, em 1998, foram 18 pênaltis.

O número podia ser ainda maior se tivesse sido marcados pênaltis reclamados por alguns times. É o caso de dois agarrões no atacante Harry Kane na partida diante da Tunísia. Houve também a reclamação brasileira e argentina em seus jogos, em lances em cima de Gabriel Jesus e Pavón. Esses não foram marcados.

Normalmente, em relatório sobre erros de arbitragem, o maior número de falhas apontado é de pênaltis não marcados. É assim, por exemplo, no caso do Brasileiro em que a CBF faz um levantamento de erros dos árbitros. Assim, o VAR, na realidade, passa a permitir a marcação de penalidades que antes eram ignoradas. Por isso, o aumento.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.