Topo

Rodrigo Mattos

Vexame da Libertadores deve impactar candidatura argentina à Copa-2030

rodrigomattos

29/11/2018 04h00

O episódio de violência na final da Libertadores deve ter impacto na candidatura da Argentina, Uruguai e Paraguai a ser sede da Copa-2030. Essa é a avaliação de dirigentes da Conmebol que entendem que agora será preciso mudar a imagem do continente até a data da escolha. É provável que os países tenham concorrentes europeus.

Antes do segundo jogo da decisão, próximo do estádio Monumental, torcedores do River Plate quebraram vidros do ônibus do Boca Juniors com arremessos de objetos, o que causou ferimentos em jogadores. Por isso, Boca recusou-se a jogar e a final foi adiada. Foi remarcada para o dia 8 ou 9 de dezembro, e é possível que ocorra em Doha, longe do continente sul-americano.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, estava presente ao estádio Monumental de Nuñez para assistir à final entre Boca Juniors e River Plate. Ele também passou por momentos complicados ao andar de um estacionamento para dentro do estádio: torcedores próximos arremessaram objetos sobre dirigentes. Ao chegar ao seu hotel, ele estava furioso.

Não foi o único afetado. Dirigentes e patrocinadores, que estavam em um setor de convidados, viram torcedores invadirem seu local e foram hostilizados por estes. Diante de todos os fatos, o ministro da segurança da Argentina, Martin Ocampo, pediu demissão, reconhecendo falhas no sistema para proteger o time do Boca.

Dirigentes da confederação sul-americana admitem que isso vai abalar a candidatura do continente à Copa-2030, um deles classificou como "tiro na testa". Isso porque a imagem de que a Argentina é capaz de organizar um evento como a Copa com segurança será questionada por cartolas do mundo. Imagens do episódios foram exibidas em televisões pelo mundo.

O único trunfo para sul-americanos é que a escolha da sede do Mundial ocorre, em geral, sete anos antes do Mundial. Ou seja, poderia ser em 2023 a não ser que a Fifa decida dar mais tempo ao país-sede para construir estádio. Assim, a Conmebol teria tempo para recuperar a imagem do país e do continente ao realizar partidas de grande relevo sem episódios de violência.

Nas Copas do Mundo recentes, a falha mais grave de segurança também foi na América do Sul. Houve uma invasão do Maracanã por torcedores chilenos, em jogo da edição de 2014. Não há casos de agressão a jogadores em Mundiais da era moderna.

A Conmebol lançou sua candidatura à Copa-2030 em outubro de 2017, com a presença de Infantino e presidentes dos três países em Buenos Aires. A ideia era uma celebração pelos 100 anos da competição que teve sua primeira edição no Uruguai em 1930. Ao mesmo tempo, a confederação vendia a imagem de uma nova gestão e até instalou uma casa que promovia a entidade no Mundial da Rússia-2018.

Está prevista uma forte concorrência de países europeus. O Reino Unido estuda o lançamento de uma candidatura, com Inglaterra e Escócia. Ao mesmo tempo, Portugal, Espanha e Marrocos articulam outra chapa. E a Europa central, berço do futebol, não recebe a Copa desde 2006 com a Alemanha, já que a última sede foi na Rússia que é do leste europeu.

Além disso, dirigentes sul-americanos reconhecem que a Fifa tem procurado lugares onde possa obter mais receitas, como se demonstrou pela escolha da candidatura dos EUA, México e Canadá na última eleição. Neste contexto, o pleito de Argentina, Uruguai e Paraguai se torna ainda mais complicado após um vexame no principal jogo de clubes do continente.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.