Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol deve ajustar suas datas para CBF evitar desfalques a times em 2020

rodrigomattos

24/12/2018 04h00

A diretoria da Conmebol mostrou-se disposta a remanejar datas da Libertadores e Sul-Americana em 2020 para ajudar a CBF a reorganizar seu calendário de jogos para a temporada. É um pedido da confederação brasileira que as competições continentais tenham datas coincidentes o que abriria espaço dias disposnáiveis nacionalmente. Em teoria, o objetivo é evitar que as seleções nacionais continuem a desfalcar times no meio de competições importantes.

Para o calendário de 2019, estão previstas oito semanas em que há jogos só da Libertadores ou só da Sul-Americana, alguns deles coincidentes com a Copa do Brasil. É um ganho comercial para a Conmebol por manter suas competições por mais tempo em visibilidade pelo continente.

Só que a CBF e a AFA entendem que poderia haver um ajuste com as duas competições coincidindo. Assim, poderiam redistribuir datas para evitar conflitos com amistosos e jogos de eliminatórias. Neste ano, até a Libertadores tem jogos em mesmos dias que datas Fifa.

"Temos intenção de ajuda nossas filiadas", afirmou o diretor de competições da Libertadores, Frederico Nantes, reconhecendo que esta é uma demanda que tem algum tempo da CBF.

Outra medida que faria parte do pacote da confederação para reduzir o número de datas na competição nacional é a diminuição dos Estaduais. Essa medida está parada em um grupo de estudos de federações estaduais que sequer se reuniu até agora para discutir o assunto.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.