Topo

Rodrigo Mattos

Na Série A, Renato e Lisca têm que fazer curso de técnico da CBF

rodrigomattos

14/01/2019 09h50

A CBF entende que os técnicos do Grêmio, Renato Gaúcho, e do Ceará, Lisca, terão de comparecer ao curso de treinadores de Licença A em fevereiro para comandar seus times durante a temporada. Em dezembro, o técnico do clube gaúcho não foi a maior parte das aulas do treinamento de Licença Pro e não obteve o certificado.

Após as faltas de Renato, a diretoria do Grêmio tinha dito que o treinador iria ao curso de licença em fevereiro e faltaria a certos compromissos de treinos. Na quinta-feira, ele brincou dizendo que achava que tinham "esquecido" do assunto, mas admitiu ir ao treinamento. " Pode ser em fevereiro. O meu problema é ser em dezembro. Aí não dá… Nas férias, por exemplo, você gostaria de ir para sala de aula? Em fevereiro não tem problema algum."

O licenciamento de clubes para 2019 prevê que será exigido de clubes da Série A que seus técnicos tenham a licença A ou Pro. Por ser um técnico campeão da Libertadores, Renato poderia já fazer o direto o curso Pro no final do ano passado. Foi a uma aula e disse que não aceitaria ter as férias interrompidas.

Agora, há um curso de licença A marcado para fevereiro, o último antes das competições nacionais desta temporada. E a CBF entende como obrigatória a presença neste curso para Lisca e Renato que ainda não têm os diplomas. Todos os outros treinadores da Série A já fizeram o curso ou ganharam licenças honorárias por terem mais de 60 anos.

Para o Brasileiro da Série A, ainda será necessário incluir a medida como obrigatória no regulamento. Isso ocorrerá de acordo com votação no Conselho Técnico da Séria A que costuma ocorrer em fevereiro.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.