Topo

Rodrigo Mattos

Fifa vê continentes divididos e terá votação por Mundial de Clubes

rodrigomattos

24/02/2019 04h00

A cúpula da Fifa mandou representantes para cada confederação continental para ouvi-los sobre sua nova proposta de Mundial de Clubes. A última reunião foi nesta quinta-feira na CBF, no Rio de Janeiro, com o objetivo de  ouvir a Conmebol. O cenário mostrado foi uma fragmentação em que os continentes mais tradicionais do futebol, América do Sul e Europa, são contra a proposta, e os outros tendem a apoiar.

A proposta da Fifa é de um Mundial de Clubes com 24 clubes, realizado de quatro em quatro anos. Já tem a proposta bilionária de um fundo com dinheiro saudita liderado pelo Soft Bank, do Japão. E tenta há pelo menos um ano convencer principalmente os grandes clubes europeus para ter a competição a partir de 2021.

Mas a UEFA faz oposição direta ao novo Mundial pois alega que este atrapalha o calendário de jogos de clubes no continente. Os europeus ganharam o reforço da Conmebol na oposição à Fifa. Na confederação sul-americana, há a proposta de um torneio de 12 a 16 clubes, anual, com pelo menos quatro sul-americanos.

Foi isso que os dirigentes da confederação sul-americana reforçaram para o grupo de competições da Fifa que incluía o vice-secretário-geral, Boban. Por isso, a reunião não teve bastante discussão e nenhum consenso.

Nos outros continentes, África, Ásia América do Norte e Caribe, há maior apoio à proposta da Fifa até porque o calendário de jogos é bem mais ameno e as competições menores rentáveis.

Neste cenário, a Fifa deve ter uma votação sobre o Mundial de clubes na próxima reunião de Conselho da entidade nos dias 14 e 15 de março. O grupo da entidade vai fazer um compilado das propostas e botar todas em votação.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.