Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol indica Copa América-2020 em dois países, novo formato e mais jogos

rodrigomattos

13/03/2019 18h16

Uma reunião do Conselho da Conmebol indicou que a Copa América-2020 deve ser realizada em dois países na América do Sul, com um grupo em cada um, sendo Argentina e Colômbia os favoritos. Descartou-se, a princípio, propostas como do Qatar, da Austrália, da Rússia e dos EUA de levar a competição para fora do continente. A informação foi publicada inicialmente no Globo.com, e confirmada pelo blog. Ainda não foi batido o martelo.

Há propostas milionárias acima de US$ 120 milhões pelos direitos da competição que podem chegar a US$ 180 milhões por edição. Duas agências, Dentsu e IMG, disputam os direitos da Copa América, mas a duração de contrato e os valores devem pesar na decisão final. Isso também influencia no formato e sede da competição.

O encontro do Conselho da Conmebol ocorreu em Miami onde haverá reunião da cúpula da Fifa posteriormente. A principal questão era a definição da próxima sede da Copa América e os planos comerciais para a competição.

A proposta da Federação de futebol dos EUA de sediar a competição foi rejeitada pela Conmebol cuja relação com países da América do Norte se deteriorou. Além disso, foram descartado a princípio os outros países que se apresentaram como candidatos. Na Conmebol, no entanto, essa porta não está totalmente fechada.

A tendência, no entanto, é a Copa América com novo formato. Seriam dois grupos, um em cada país, com seis times cada um. A partir daí, classificariam-se quatro equipes de cada grupo, e posteriormente se enfrentariam em quartas-de-final, semifinal e final. Essas fases também seriam divididas entre os dois países-sede.

A indefinição é resultado também das questões comerciais. A disputa pelos direitos da Copa América feita por duas agências depende de questões como formato e número de jogos. Com esses dois grupos, serão 38 partidas, contra 26 no modelo atual. Com mais jogos, mais dinheiro para a competição.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.