Topo

Rodrigo Mattos

Campeão, Flamengo vai propor mudança no Carioca para 2020

rodrigomattos

23/04/2019 04h00

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Campeão da edição da atual edição, o Flamengo vai propor à Ferj uma alteração no Estadual do Rio para 2020: o fim das semifinais de turno. Assim, seria aproveitada a redução feita pela CBF nos regionais no calendário do próximo ano, de 18 para 16 datas. A posição rubro-negra é de que há um excesso de clássicos no campeonato.

"O Flamengo vai propor uma fórmula com a retirada das semifinais de turno, com finais direto nos turnos. Estamos com uma boa relação com a Ferj, prestigiamos o campeonato com uma boa média de público", ressaltou o vice-presidente de Relações Externas, Luiz Eduardo Baptista.

Há uma reunião na Ferj marcada para esta terça-feira para discutir o Estadual 2020 e o Maracanã, cujo uso gerou uma briga entre Flamengo e Vasco. Segundo a assessoria da Ferj, o presidente da entidade, Rubens Lopes, afirmou que o regional de 2020 começa nesta terça-feira. A diretoria rubro-negra vai aproveitar o encontro para apresentar sua sugestão para nova fórmula no Estadual.

A redução de datas foi determinada pela CBF, mas as federações podem manter o campeonato com 18 datas desde que usem datas Fifa. Isso, no entanto, causaria desfalques nos times que tivessem jogadores na seleção. Baptista lembrou que o rubro-negro já tem jogadores como Cuellar na seleção da Colômbia, Piris da Motta, possivelmente no Paraguai. E prevê que Rodrigo Caio pode voltar à seleção.

Além disso, Baptista ressaltou que há um excesso de clássicos. De fato, no Estadual, foram quatro Fla-Flus e quatro Flamengo e Vasco. "Não completamos nem quatro meses no ano e já teve mais Fla-Flus e Flamengo e Vasco do que meses no ano", analisou.

A diretoria rubro-negra não deu nenhuma orientação para poupar jogadores no Estadual, embora a Libertadores seja considerada mais importante. As escalações foram determinadas de acordo com as orientações de médicos e fisiologistas, segundo explicou Bap. "A única coisa que falamos é que tínhamos bastante contusão muscular neste início do ano e queríamos saber o que estava acontecendo", disse ele, lembrando o caso do Berrío.

O Flamengo só tinha contrato de televisão para o Estadual até 2019. Os outros três grandes clubes assinaram por mais três anos. Portanto, haverá nova negociação com a Globo para renovação do contrato para 2020. Bap prefere ainda não falar do assunto.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.