Topo

Rodrigo Mattos

Além de W.O., STJD pode retirar pontos do Figueirense por atraso salarial

rodrigomattos

21/08/2019 17h44

Além da perda de três pontos pelo W.O., o Figueirense pode perder mais três pontos na tabela no Brasileiro da Série B pelos atrasos salariais caso não quite os valores devidos aos jogadores. A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) prepara uma denúncia contra o clube pelos atrasos salariais que deve ser encaminhada nos próximos dias.

O regulamento da Serie B em seu artigo 17 prevê a perda de pontos para os clubes com inadimplemento salarial maior do que 30 dias. A retirada dos pontos ocorre após decisão do tribunal.

A procuradoria já tinha iniciado um procedimento para verificar o caso do Figueirense antes do W.O. já que os jogadores ameaçavam greve. Questionado pelo tribunal, o clube catarinense apresentou alguns comprovantes bancários para supostamente provar a regularidade dos pagamentos. Mas não convenceu os procuradores.

O procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, lembrou que, depois disso, houve a nota dos jogadores comprovando os atrasos, o que reforçou a denúncia. E informou que, superada essa etapa, deve ser apresentada a denúncia no tribunal nos próximos dias.

A questão da retirada de pontos por atrasos salariais é que a decisão definitiva do STJD tem que sair antes do final do Brasileiro da Série B para valer para as partidas seguintes. Caso o tribunal demore além do período do campeonato, o Figueirense perde apenas três pontos na competição.

Por isso, essa previsão de punição com retirada de pontos tem sido pouco eficiente até agora para evitar atrasos salariais. Além disso, jogadores evitam fazer denúncias para não prejudicar o time na tabela.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.