Topo

Rodrigo Mattos

CBF só prevê punições por quebra ao fair play financeiro em 2023

rodrigomattos

01/09/2019 04h00

Há uma semana a CBF anunciou a conclusão das regras do fair play financeiro que preveem controle sobre os gastos dos clubes a partir de 2020. Pelo modelo a ser adotado, agremiações podem ser punidas por não atender requisitos financeiros como controle de déficit e gastos. Mas a CBF só prevê punições a partir de 2023 já que o período inicial é educativo.

A confederação ainda não divulgou as regras definitivas do fair play financeiro que faz parte do sistema de licenciamento de clubes. Isso deve acontecer em breve com a publicação de toda a norma. Mas é certo que serão cobrados índices financeiros.

"Vai ter que cumprir o fair play. Mas não vai ter punição nesse primeiro ano. É educativo. Não vamos conseguir mudar de um ano para outro", disse Reynaldo Buzzoni, diretor do departamento de registros e transferências da CBF. Ele disse que a prioridade é implantar quando os clubes estiverem preparados.

Segundo Buzzoni, a CBF vai acompanhar as contas do clube durante o ano, comprando as receitas e gastos para saber se há equilíbrio. Em caso de buracos nas contas, a confederação vai alertar os clubes, mas não tem como impor que o time gaste menos, de acordo com o dirigente.

Outra medida prevista pelo fair play seria punir clubes que ficassem com dívidas, seja com outros times ou com jogadores. Para minimizar o problema, Buzzoni cogita a criação de uma câmara de compensação em que clubes poderia contabilizar todas suas dívidas e créditos para tentar quitar a maior parte das pendências.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.