Topo

Rodrigo Mattos

Neymar pai indica que vai tentar transferir filho ao Barça em janeiro

rodrigomattos

10/09/2019 04h00

Neymar pai deixou claro que prepara nova tentativa de transferência de seu filho do PSG para o Barcelona na janela de transferências de janeiro. Sua fala foi em uma palestra de direito esportivo na Escócia na última quinta-feira. O blog confirmou que o agente tem o plano de leva-lo de volta à Espanha após os fracassos das negociações neste meio do ano.

O site "Inside World Football" registrou que Neymar pai afirmou que "as negociações entre os clubes não acabaram". Ressaltou que o brasileiro quer jogar onde é feliz e que seus ex-companheiros de Barça pediram sua volta.

Ainda lamentou que, na França, não existe a possibilidade de uma cláusula de liberação (buyout clause) o que dá ao PSG o poder de segurar o atleta se não for atingido o valor pedido pelo clube. "Como agentes nós nos sentimos fracos quando não há uma estrutura de chegada e saída. Não havia cláusula de rescisão o que tornou bastante difícil. Nós lutamos para achar um mecanismo para encontrar um ponto em comum. Nós fizemos o melhor para ele e o que ocorreu é provavelmente para melhor", afirmou Neymar pai, segundo o site.

Nos bastidores do evento, Neymar reforçou a possibilidade de que tudo pode acontecer na próxima janela. E confirmou que a intenção é tentar de novo uma transferência para o time espanhol em dezembro e janeiro.

Há alguns obstáculos para essa intenção. O maior dos  empecilhos é que, em janeiro, o Barcelona e Neymar pai ainda dependeriam de uma negociação com o PSG para efetuar sua saída. Continua a não haver uma cláusula de liberação pela legislação francesa.

Apenas no meio de 2020 o staff de Neymar terá uma abertura para levar o caso à Fifa para mediar um valor de saída do atacante do PSG pois acabará o período de proteção de três anos de contrato dele.

Uma outra questão é que, por declarações recentes, dirigentes do PSG contam com Neymar para tentar ganhar a Liga dos Campeões. Pelas regras da competição, que mudaram recentemente, o jogador poderia atuar na primeira fase por um time e ser registrado por outro a partir das oitavas-de-final.

Assim como publicou o colega Ricardo Perrone, o Barcelona deixou as portas abertas para a volta de Neymar no futuro. É possível que o clube espanhol tenha mais recursos visto que tinha gastado bastante nesta janela principalmente com a chegada de Griezman. Este futuro vai depender também de como vai se desenvolver o relacionamento entre Neymar e o PSG que, atualmente, não é bom. O clube francês tem tentado se reaproximar do jogador.

Errata: Esse texto inicialmente dizia que Neymar não poderia atuar a primeira fase pelo PSG e ser registrado por outro time a partir das oitavas-de-final. Mas essa regra mudou e agora isso é permitido.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.