Topo

Rodrigo Mattos

Saiba o que significa a inclusão da Arena Itaquera no Serasa

rodrigomattos

18/09/2019 18h02

Na ação de cobrança da dívida do estádio, a Caixa Econômica Federal pediu a inclusão da Arena Itaquera SA no Serasa judiciário, o que foi aceito pela Justiça Federal. As consequências para o estádio são mais em termos de imagem do que práticos. A maior questão seria de restrição de crédito pela empresa.

Por atrasos no pagamento, a Caixa entrou com a execução contra a Arena Itaquera SA em 22 de agosto cobrando R$ 536 milhões da dívida referente ao estádio, o que inclui o valor da dívida, mais uma cobrança de uma multa de 10%. Dentro da ação, foi pedido que a empresa fosse incluída no Serasa e que fosse feita constrição de crédito ou dinheiro da empresa.

Posteriormente, a Justiça aceitou a inclusão da Arena Itaquera SA no Serasa, embora não tenha se pronunciado ainda sobre o bloqueio de contas da empresa. No despacho mais recente da Justiça, foi afirmado que a colocação no sistema de crédito estava "em atendimento", isto é, sendo providenciada.

E o que ocorre com a Arena Itaquera? A inclusão no Serasa de empresas é similar ao que ocorre com pessoa física. Não há um efeito prático de cobrança, mas a empresa terá dificuldade de obter crédito na praça. Isso foi confirmado por dois advogados que atuam na área empresarial ouvidos pelo blog. Consultado, o departamento jurídico do Corinthians confirmou que este é o efeito, restrição de crédito da empresa.

A Arena Itaquera SA não tem necessidade de obter crédito. Quem opera de fato o estádio é o Corinthians e quem controla suas contas é o Fundo Arena, dono da Arena Itaquera. Ou seja, seriam o clube e o fundo que, por exemplo, teriam de obter eventuais empréstimos para investir em serviços dos estádios. Ambos não estão com créditos restritos no momento. Então, não há impacto na operação da arena. Se a Justiça vier a aceitar o bloqueio de contas da Arena Itaquera, como pedido pela Caixa, o efeito pode ser maior, mas o dinheiro do Corinthians e do fundo teoricamente continuariam livres.

Agora, sob o ponto de vista de imagem, a Arena Itaquera SA ser incluída no Serasa pode impactar em negociações, por exemplo, de direitos sobre o nome. Uma empresa que eventualmente venha a negociar para dar nome ao clube poderia ver como um dano à imagem do estádio por ser incluído em lista de restrição de crédito.

O Corinthians não informou se vai recorrer da inclusão da arena no Serasa.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.