Topo

Rodrigo Mattos

Clubes articulam para jogar Copa Nordeste e Libertadores nas mesmas datas

rodrigomattos

27/09/2019 04h00

O calendário do futebol brasileiro deve prever que clubes nordestinos participem da Copa dos Nordeste e da Libertadores ou Sul-Americana em datas sem o intervalo mínimo entre partidas. Para isso, as quatro equipes da região na Série A, Bahia, Ceará, Fortaleza e CSA, se comprometem a não jogar com o mesmo time as duas competições. A CBF ainda não confirmou se aceita essa proposta pois antes previa vetar a participação no Nordestão para os classificados aos campeonatos sul-americanos.

A confederação brasileira ainda não anunciou o calendário do futebol brasileiro. O documento está praticamente pronto, mas havia algumas pendências. Há previsão de datas coincidentes ou muitos próximos entre a Copa Nordeste e a pre-Libertadores e jogos da Sul-Americana.

Leia mais:

Assim, os clubes poderiam ficar impedidos de disputar a Copa Nordeste porque o regulamento geral de competições da CBF diz que, como regra geral, não será permitido que times disputem partidas com intervalo menor do que 66 horas. O mesmo vale para atletas. O Bahia, que está 7o no Brasileiro e portanto briga por vaga na Libertadores, pediu que houvesse uma exceção para os times nordestinos disputarem as duas competições.

"A CBF estava vetando clubes que participassem da Sul-Americana e Libertadores que jogassem a Copa do Nordeste. Aí levei o compromisso nosso semana passada que, se houver choque de datas, a gente jogará com dois times diferentes. Foi o jeito que conseguiu para garantir a permanência na Copa do Nordeste. Eles aceitaram. Na sequência, os outros da Série A assinaram o mesmo documento", contou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. O dirigente deu como certo que poderá atuar nas duas competições.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, confirmou a articulação, mas entende que ainda não está fechado. "Assinamos o documento de que em caso de classificação, a gente iria conseguir conciliar", disse Paz. Segundo o dirigente do Fortaleza, não há obrigação de usar dois times, o compromisso é conciliar as competições e respeitar o limite de 66 horas.

Para conciliar, os times não poderiam usar os mesmos times em determinados jogos para não haver desrespeito ao regulamento de competições da CBF. Esse documento será enviado à confederação. Mas a CBF ainda não confirma que vai autorizar a disputa das duas competições em datas próximas. A informação na entidade é que não há nada definido neste sentido.

Paz argumenta que é importante a permanência na Copa do Nordeste mesmo se o seu time se classificar à Sul-Americana. "É uma competição com receita própria maior do que os Estaduais. Já tive garantia a vaga nas oitavas da Copa do Brasil  porque ganha no ano passado", disse o presidente do Fortaleza.

Já a diretoria do Bahia vê a Copa do Nordeste como importante para região. "A gente acredita no campeonato. É também uma postura política pela crença no futebol nordestino. Hoje estamos com competitividade nacional, mas o Nordeste é o nosso berço."

O sorteio da Copa do Nordeste foi feito nesta quinta-feira à noite com todos os clubes até porque ainda não se sabe quais estarão nas competições sul-americanos pois o Brasileiro não acabou.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.