Topo

Rodrigo Mattos

CBF quer que Fifa obrigue clubes a liberar jogadores para seleções de base

rodrigomattos

11/10/2019 17h28

A diretoria da CBF vai requisitar ao Conselho da Fifa que os clubes sejam obrigados a liberar jogadores para seleções sub-17 e sub-20. Atualmente, os times não precisam ceder atletas para essas categorias de base. Isso tem gerado disputas como do Flamengo e Vasco por Reinier e Talles Magno.

A informação foi publicada primeiramente no "Globo.com" e confirmada pelo blog. Além da reivindicação relacionada à base, a CBF também levará um pleito de que seja reconhecida a licença do seu curso de técnico pela Fifa para que os treinadores possam trabalhar em outros países com certificados.

Está prevista uma reunião do Conselho da Fifa em 23 de outubro em Xangai. Há expectativa de que se anuncie por lá que a China será a primeira sede do novo Mundial da Fifa, em 2021.

Em 2019, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, determinou que o departamento de seleções não libere mais nenhum jogador seja da seleção principal, olímpica, ou sub-17 e sub-20. O coordenador da base, Branco, disse que não abriria mão dos melhores. Mas, pela legislação atual da Fifa, não há obrigatoriedade de cessão, com isso o Vasco já foi ao STJD e conseguiu a liberação de Talles. Agora, ele e Reinier estão convocado para o Mundial-2017, e houve reclamações de rubro-negros e vascaínos que acabaram entrando em acordo com a CBF.

Por isso, Caboclo conversou informalmente com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sobre a questão das convocações. Em seguida, decidiu levar a questão para ser analisada no Conselho da Fifa. A aposta da CBF é que outras federações nacionais tenham o mesmo problema e por isso votem a favor da medida.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.