Topo

Rodrigo Mattos

Entenda os bastidores do vazamento do áudio do VAR de Athletico x Flamengo

rodrigomattos

14/10/2019 18h51

O "Sportv" mostrou nesta tarde áudios do VAR no jogo Athletico x Flamengo que supostamente eram do momento da anulação do pênalti de Léo Pereira em Lucas Silva. Só que os sons não são da hora em que a marcação foi definida, nem de qualquer período em que a partida ocorria. São áudios da cabine em momento em que não ocorria o jogo.

Pelo protocolo, apenas o árbitro de vídeo principal, que no caso era Rodrigo Guarizo, deveria falar com o juiz Bráulio Machado. Caso entenda que é necessária uma revisão, ele chama o juiz de campo e lhe descreve o lance. O auxiliar pode debater com o árbitro de vídeo principal, mas só este que conversa com quem está no gramado e dá a visão final da cabine. Há um outro auxiliar responsável por pegar impedimentos.

Nos áudios mostrados, há uma fala de um dos árbitros de vídeo não identificados: "Ele não muda nem o movimento da perna dele. Se tocasse a perna dele, teria que vir para trás. Nem vem… Como é que vamos deixar um negócio desse". Outros integrantes da cabine dizem que "parece pênalti" em discordância. Há uma debate onde fica claro que não havia unanimidade sobre o lance.

A voz de Bráulio Machado não está envolvida no diálogo, segundo apurou o blog. Isso confirma não se tratar do momento da revisão. É um debate entre os membros da cabine de VAR sobre o lance depois que já ocorreu a marcação após o jogo ou no intervalo. A comissão de arbitragem da CBF não tem como procedimento de divulgar os áudios do VAR.

Pelo protocolo, o árbitro de vídeo principal pode chamar quem está em campo em duas situação: 1) entende que há um erro claro do juiz 2) pergunta para o juiz em campo o que ele viu e aponta ter enxergado algo diferente na TV e descreve. A linguagem é técnica e descritiva, não opinativa como aparece nos diálogos descritos. A partir daí, o juiz de campo vai para a cabine para revisar. No caso, Bráulio Machado anulou sua marcação inicial após o árbitro de vídeo recomendar que fosse analisar.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.