Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol 'reserva' semana da Libertadores e CBF terá de mexer na Série A

rodrigomattos

17/10/2019 04h00

O calendário do futebol brasileiro prevê um jogo do Brasileiro da Série A no final da semana da final da Libertadores. Isso já obrigaria a CBF a mexer na tabela em um jogo que será decisivo seja do Flamengo ou do Grêmio da 34a rodada. Mas a Conmebol ainda determinou que o time finalista deve estar a maior parte da semana prévia à decisão em Santiago, o que levará a confederação a antecipar ainda mais uma partida da reta final do Nacional.

A final da Libertadores está marcada para o dia 23 de novembro, um sábado, fim de semana em que estão previsto um Flamengo x Vasco e outro Palmeiras x Grêmio. Sob o ponto de vista do calendário internacional de elite, trata-se de uma aberração: as ligas importantes da Europa já acabaram na semana da final da Liga dos Campeões que passa a reinar sozinha.

Além disso, o regulamento da Libertadores diz que times cheguem a Santiago com antecedência. Já está determinado como prazo estar no Chile às 20 horas da quarta-feira anterior à final. Assim, os clubes terão locais de treinamento oficiais, coletivas, eventos para promover a final.

Com isso, a CBF teoricamente não poderá antecipar o jogo de Flamengo ou Grêmio para o meio desta semana anterior à final. A única opção disponível é o meio de semana anterior, entre 10 e 16 de novembro já que depois o calendário também está engarrafado. Essa data coincidirá com datas Fifa que são nos dias 14 e 19 de novembro, isto é, o finalista poderia ser afetado em duas rodadas em caso de convocados, e não somente em uma. Há a forte possibilidade de Tite evitar chamar times que disputam o campeonato para esses amistosos.

Uma outra questão é que, pela primeira vez nos últimos quatro anos da Série a, haverá um time com mais jogos disputados do que outros nas rodadas finais entre os times que disputam o título Brasileiro. Isso acontecerá com Palmeiras ou Flamengo.

Questionada sobre o problema, a CBF respondeu que há alternativas para mexer na tabela e que fará ajustes após a definição do finalista. O problema se repetirá no próximo ano porque a confederação voltou a fazer um calendário que tem rodada no final da semana da final da Libertadores.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.