Topo

Rodrigo Mattos

CBF dá solução para calendário: fingir que data-Fifa não é data-Fifa

rodrigomattos

27/10/2019 04h00

Mais uma convocação da seleção brasileira de Tite, surge de novo a discussão sobre o conflito entre os jogos do time nacional e os da equipe nacional. Tite evitou desta vez chamar atletas que atuam no país, enquanto o técnico da olímpica, André Jardine, convocou 11 deles. Segue o problema que a CBF decidiu enfrentar com um discurso para enganar o torcedor ao invés de tentar de fato resolver a questão.

É o que ficou demonstrado na declaração do coordenador da seleção, Juninho. Na convocação anterior, ele afirmara que o conflito entre data-Fifa e jogos do Brasileiro seria resolvido em 2020. Divulgado o calendário, há 10 datas da Série A comprometidas pela Copa América-2020, isto é, partidas em que os times não terão seus jogadores. Fora outros conflitos óbvios com jogos das próprias eliminatórias.

Questionado sobre sua declaração contraditória, Juninho decidiu dobrar a aposta:  "Data Fifa é diferente da Copa América. O que disse que é que não teria jogo do campeonato nas datas-Fifa. A Copa América foi feita depois do planejamento do calendário. Nas datas-Fifa, nós cumprimos o que eu falei na última convocação." Não é uma fala isolada de Juninho: essa é a posição da CBF como o blog apurou posteriormente.

Pois bem, verifiquemos se a veracidade da afirmação de Juninho se sustenta. Primeiro, não existe juridicamente ou em regulamentos da Fifa a expressão "data-Fifa". Essa foi criada no Brasil para denominar datas em que os times brasileiros e estrangeiros eram obrigados a ceder seus jogadores às seleções.

Quais são essas ocasiões? O regulamento de status e transferências de jogadores da Fifa determina que há duas hipóteses: 1) janelas internacionais, períodos de nove dias em que são disputados dois jogos, sejam amistosos ou eliminatórias para outros torneios 2) Copa do Mundo, Copa das Confederações e campeonatos dos times A das confederações.

Como bem lembrou o jornalista Martin Fernandez, do Globo.com, a Conmebol pediu em outubro de 2018 que a Copa América-2020 fosse incluída no calendário internacional. A Fifa aceitou. Com essa decisão, a Fifa determinou que as datas da Copa América fazem parte daquelas em que os jogadores têm ser liberados pelos seus times para as seleções, isto é, são DATAS-FIFA.

Mais do que isso, a Copa América foi aprovada como DATA-FIFA em outubro de 2018, e não após a CBF determinar o calendário de 2020, como afirmou Juninho em sua entrevista. Era a segunda vez que ele fazia a mesma declaração pois dissera o mesmo em programa do SporTV.

O próprio presidente da Fifa, Giani Infantino, ficou surpreso pela CBF manter jogos do Brasileiro durante a Copa América, como mostrou o colega Jamil Chade. Por que? Porque essas datas são reservadas para as competições Fifa, isto é, são DATAS-FIFA.

Não é a primeira vez que Juninho faz essa afirmação e a primeira poderia ser um equívoco dele, um engano por falta de conhecimento. Ele repetiu a versão. Pode-se usar dez mil eufemismo para classificar a declaração de Juninho na última sexta-feita. Mas, para falarmos de forma clara, o coordenador da seleção apelou para uma mentira para fingir que a seleção não vai mais prejudicar seu time.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.