Topo

Rodrigo Mattos

Após 30a rodada, só virada inédita do Palmeiras tira título do Flamengo

rodrigomattos

04/11/2019 04h00

Até a última rodada havia precedente de arrancada final no Brasileiro que tiraria o título do Flamengo. Não há mais. Agora, o Palmeiras terá de obter uma virada inédita no campeonato para impedir a taça do time rubro-negro tendo oito pontos a menos na tabela.

A maior alteração na reta final no topo até agora ocorreu no Brasileiro-2009 justamente quando a agremiação carioca virou sobre a paulista. Na 30a rodada, o Flamengo tinha seis pontos a menos do que o Palmeiras, 54 contra 48 pontos. A diferença, que antes era de nove pontos, caiu para esse patamar porque o time rubro-negro bateu o alviverde no antigo parque Antarctica. Há de se notar que atualmente as duas agremiações têm pontuações bem superiores, com 71 e 63, respectivamente.

Em 2009, depois da 30a rodada, o time rubro-negro esteve sempre em distância até a seis pontos do Palmeiras ou menos. Ou seja, foi reduzindo a diferença a partir daí. Não há portanto nenhum caso nos pontos corridos do Brasileiro em que um time tivesse oito pontos de vantagem faltando oito jogos e tenha perdido o título.

Até a 29a rodada, a virada palmeirense ainda tinha precedente. No ano de 2009, neste estágio, o Flamengo tinha nove pontos a menos do que o Palmeiras e conseguiu ganhar o título.

Há uma ressalva porque o Palmeiras ainda tem um confronto direto com o Flamengo na 36a rodada, no Allianz Parque. Em 2009, como já dito, os dois times tinham se enfrentado na 30a rodada. Assim, no jogo em São Paulo, o Palmeiras poderia tirar três pontos de vantagem com uma vitória. Teria portanto que tirar mais seis pontos nas outras sete rodadas para passar o rival carioca que tem um maior número de vitórias e, por isso, ficaria na frente no desempate em caso de pontuação igual

Houve outra arrancada do São Paulo em 2008, mas menos contundente. Quando o campeonato estava na 30a rodada, o São Paulo, que acabou campeão, estava a três pontos do então líder Grêmio, ou seja, uma diferença de uma rodada.

Ressalte-se que o atual Brasileiro tem já pontuações inéditas. O Flamengo está acima de outros líderes nesta mesmo estágio com 71 pontos, assim como o Palmeiras como vice. Talvez seja uma sinalização de que, a partir daqui, será preciso fazer mais pontos para ser campeão brasileiro. Resta saber se isso significa que ocorram viradas antes não vistas.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.