Topo

Rodrigo Mattos

Flamengo transmite jogos para exterior por torcedor e relação com clubes

rodrigomattos

09/11/2019 04h00

A diretoria do Flamengo decidiu transmitir seus jogos no Brasileiro para o exterior por meio de canais no Youtube e no Facebook com o objetivo de atender o torcedor fora e criar uma relação comercial com outros clubes. Outros clubes como Corinthians têm seguido em direção similar. Há um direito internacional da Série A inexplorado por conta do fracasso da venda coletiva organizada pela CBF para este ano.

A iniciativa rubro-negra começou na partida diante do Internacional, pela 21a rodada. Desde então, jogo a jogo, o Flamengo firma um acordo com o clube que irá enfrentar já que os dois têm juntos os direitos de imagem. A partir, ambos os times têm direito de passar seus jogos no Youtube e no Facebook, além da venda para Portugal para o Canal 11 que passa os confrontos rubro-negros.

Já foram 11 jogos incluindo o clássico com o Botafogo que gerou certa polêmica porque inicialmente a diretoria alvinegra não queria topar o acordo, alegando problemas no contrato da Globo. Mas o acordo dos clubes com a Globo não prevê exclusividade dos direitos para o exterior. Depois, o caso foi resolvido e o jogo passou.

Por enquanto, a renda é só dos jogos transmitidos no Canal 11 em Portugal. As partidas têm tido boa audiência: ficam em geral em segundo lugar na TV Fechada entre os canais básicos, segundo apurou o blog. Mas o objetivo do Flamengo é que a criação de uma relação com os clubes gere rendas futuras. Por que? É o primeiro negócio, fora venda de jogadores, em que os clubes têm um contrato comercial entre si.

Não existe nada definido para 2020 em relação às vendas dos direitos internacionais do Brasileiro que estão paradas no momento. Só uma união dos clubes permitirá que se juntem para negociar coletivamente alguma proposta do exterior, como houve algumas na concorrência feita pela CBF.

Ao mesmo tempo, o Flamengo tem como objetivo atender seu torcedor no exterior que, anteriormente, tinha de recorrer a sites piratas em locais onde a Globo não tem mais canal ativo. O Corinthians, além de transmitir o jogo do Flamengo em seu canal, também fechou outra parceria com o Athletico-PR e transmitiu seu jogo para fora pelo seu canal no site.

Em paralelo, o Flamengo criou um outro produto que é uma transmissão de narração de rádio em que é mostrada apenas a imagem do técnico Jorge Jesus ao lado do campo. No jogo contra o CSA, em que a transmissão na televisão era por Pay-per-view, isso atingiu mais de 1 milhão de audiência. Aos poucos, o clube desenvolve produtos em sua TV para atender públicos que não podem ser alcançados pelos produtos da Globo, detentoras dos direitos do Brasileiro. A renda dependerá desse período de teste.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.