Topo

Rodrigo Mattos

Grêmio usa penhoras contra Luxemburgo para reduzir rescisão

rodrigomattos

31/07/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Já na direção do Fluminense, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem uma disputa com o Grêmio em relação ao valor que será pago pela sua rescisão. E o clube gaúcho decidiu usar as ações judiciais e as penhoras sobre o treinador por dívidas com terceiros para reduzir o valor a ser pago.

Pelo contrato, o técnico tem direito a metade do restante de todos os salários que deveria receber até o final de 2014. Isso representa um valor entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões. Luxemburgo não abre mão de todo esse valor. Mas a diretoria gremista quer pagar metade disso, parcelado em 50 vezes.

Diante da discordância, há a forte possibilidade de uma disputa judicial para resolver a questão. Teoricamente, o treinador levaria vantagem por ter o contrato a seu favor. Só que os gremistas resolveram virar o jogo com o uso do ponto fraco do Luxemburgo: os vários processos sofridos pelo técnico.

O treinador tem suas contas bloqueadas por ações como as movidas pelo árbitro Rodrigo Martins Cintra ou o processo do ex-jogador Edmundo. Por isso, cartolas do Grêmio já decidiram que, se houver uma insistência no valor total da multa, vão comunicar todos os credores do treinador sobre os valores que ele tem a receber do clube.

Desta forma, boa parte do dinheiro iria para os credores, e não para o treinador. Até porque já houve decisões judiciais de penhorar até o salário do próprio técnico enquanto ele estava no GrêmioA oferta da diretoria do clube gaúcho será pagar menos diretamente a Luxemburgo.

Representantes do técnico, no entanto, descartam relação entre as ações judiciais e a rescisão do treinador com o Grêmio. Afirmam que deve ser a Justiça quem determina bloqueios de contas e bens, e não o clube. Por isso, Luxemburgo não abre mão da multa completa da rescisão.

Essa disputa pela multa contratual é mais uma herança da passagem do  treinador pelo Grêmio, além dos altos contratos de jogadores.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.