Topo

Rodrigo Mattos

Sindicato de atletas vai à Justiça contra mudanças no Brasileiro

rodrigomattos

21/08/2013 13h51

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

A Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais) já se mobiliza para entrar na Justiça comum contra as modificações na tabela da Séria A do Brasileiro feitas pela CBF. Isso porque pelo menos três clubes, Atlético-MG, São Paulo e Náutico, terão partidas em intervalos menores a 66 horas o que fere as normas orgânicas do futebol brasileiro de autoria da própria confederação.

Esse documento é como uma lei geral do esporte nacional e está desatualizado, mas é válido. Nele está previsto que o período de tempo entre os jogos é de 66 horas. Pode ser aberta uma exceção em caso de adiamento de partidas para reduzir o intervalo a 44 horas. Mas isso desde que os dois times  envolvidos concordem com a alteração.

O regulamento de competições da CBF, que abrange todos seus campeonatos, reproduz o mesmo texto só que faz uma alteração importante: exclui o trecho em que torna necessária a aprovação das equipes envolvidas.

São Paulo e Náutico não concordaram com as mudanças feitas pela CBF nesta terça-feira para acomodar jogos adiados após as excursões de santista e são-paulina ao exterior. O Atlético-MG não reclamou das modificações das suas partidas por conta da Libertadores.

"Tem que cumprir as 66 horas. A lei orgânica é superior ao regulamento de competições. Já tivemos problemas sérios com a CBF porque a mudança acontece de última hora e não tivemos tempo de explicar para o juiz a norma. Mas vamos procurar os sindicatos locais e vamos buscar juridicamente essa questão", afirmou o vice-presidente da Fenapaf, Alfredo Sampaio.

A reclamação de Sampaio é que a CBF faz as modificações na tabela sem ouvir técnicos e jogadores que estão diretamente envolvidos na questão. Ele lembrou que a confederação liberou São Paulo e Santos para excursões consciente do efeito que isso teria no cronograma de partidas.

"Essa nova fórmula da Copa do Brasil, com participação de todos os clubes, só aumentou o número de jogos na temporada. Os caras decidem essas coisas e pulam a parte envolvida, os jogadores, sem ouvi-la", observou. O blog procurou a CBF, mas não teve uma resposta sobre a posição do sindicato até o final da manhã desta quarta-feira.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.