Topo

Rodrigo Mattos

Ministro elogia Gaviões e abraça político brigão na véspera de conflito

rodrigomattos

28/08/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Crédito da foto: Divulgação/Gaviões da Fiel

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi fazer uma visita de confraternização à sede da organizada Gaviões da Fiel na véspera do conflito dela com vascaínos e policiais, ocorrido no Estádio Mané Garrincha. No encontro, ele fez elogios à uniformizada e apareceu em uma foto abraçado ao vereador Raimundo César Faustini, o Capá, que se envolveu na briga.

O Ministério do Esporte tem feito discurso contra a violência nos estádios. Entre as suas iniciativas, está promover mudanças na legislação para punir torcedores, bancar projetos para maior controle de acesso a arenas e atuar junto a dirigentes e torcedores.

A visita de Rebelo à Gaviões não fazia parte da sua agenda oficial, nem há registro dela no site da pasta do Esporte. Segundo o ministério, ele foi convidado a participar de um evento na sede da agremiação. Há o registro no site da organizada.

"As torcidas organizadas cumprem um papel importante na democratização do nosso futebol. Os Gaviões têm um papel importante como a maior torcida organizada de um dos maiores clubes do futebol mundial, que é o Sport Club Corinthians Paulista", afirmou o ministro. "É perceptível a seriedade do trabalho da atual diretoria de tentar promover não só o clube, mas uma ação social importante junto à comunidade em que atua." As declarações foram confirmadas pelo ministério do Esporte ao blog.

Um dos membros da cúpula da Gaviões é o vereador em Francisco Morato, Raimundo Faustini, do PT. No sábado, ele aparece em foto da organizada ao lado de Rebelo. No domingo, ele aparece em foto do diário "Lance" dando um chute em um policial dentro do Mané Garrincha, na partida contra o Vasco.

Segundo a assessoria da pasta esportiva, o ministro o conheceu na sede da Gaviões, e não tem relação política com ele.

Membro do Conselho Deliberativo da Gaviões, da qual faz parte há 20 anos, Faustini é do PT, partido aliado ao PCdoB de Rebelo em São Paulo. Foi eleito para dois mandatos em Francisco Morato.

Em 2012, elegeu-se com uma maioria de verbas do Ditetório Estadual do PT, que lhe deu mais de R$ 10 mil dos cerca de R$ 17 mil de sua campanha. O blog tentou ouvir o vereador e o comando do partido no Estado, sem sucesso. Em nota, ele admitiu o erro, afirmou ter se envolvido na briga para proteger um outro torcedor e culpou dirigentes pelo conflito.

"O Ministério do Esporte e o ministro Aldo Rebelo, pessoalmente, condenam com veemência a violência. Mas não acreditam que o remédio para isso seja o banimento das organizadas, que pode levar muita gente para a clandestinidade", afirmou o ministério, que entende ser seu papel incentivar a fiscalização do cumprimento do Estatuto do Torcedor.

Ressalte-se que não foi a primeira vez que a Gaviões se envolveu em confusão, visto que a torcida já teve membros acusados de homicídios e de participar de conflitos. Tanto que o Ministério Público Estadual estuda pedir a extinção da uniformizada, ao contrário do que prega o ministro Rebelo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.