Topo

Rodrigo Mattos

São Paulo corre risco de ficar sem times na Libertadores após 15 anos

rodrigomattos

16/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Com mau rendimento no Brasileiro, os times de São Paulo correm sério risco de ficar de fora da Libertadores pela primeira vez em 15 anos. Nenhum deles está na zona de classificação à competição após a 21a rodada. Entre as oito equipes da Copa do Brasil, só há uma paulista: o Corinthians. Há ainda possibilidades com São Paulo e Ponte Preta entre as 16 agremiações da Sul-Americana.

A última vez que não houve nenhuma equipe paulista na principal competição do continente foi em 1998. Desde então, a maioria das 15 edições contou com dois ou três times do Estado – exceção foi a edição de 2002, quando só o São Caetano se classificou. Em 2013, o trio de ferro jogou a Libertadores, repetindo a maior participação da região.

As quedas de rendimento de Corinthians (6o) e Santos (9o) no Brasileiro tornaram mais difícil a chance de dois times paulistas entrarem na zona de classificação ao torneio da elite sul-americana. O time corintiano não vence há quatro rodadas, os santistas perderam as duas últimas partidas.

Um levantamento do blog mostra que nunca, no Nacional de pontos corridos, as equipes do Estado estiveram ausentes das cinco primeiras posições na 21a rodada do campeonato. Em 2012, o São Paulo era quinto, com 34 pontos. Em todas as outras edições desde 2003, havia agremiações paulistas entre os quatro primeiros, muitas vezes na primeira colocação.

O rendimento médio dos cinco clubes de São Paulo é de 38,8% dos pontos possíveis, um desempenho próximo da zona de rebaixamento. No momento, o melhor dos times, o Corinthians, está a cinco pontos do Atlético-PR, último na zona de classificação à competição.

A questão é que, fora o São Paulo que estava muito atrás, os times do Estado não parecem reagir na tabela. Na rodada do final de semana, obtiveram quatro pontos em 15 possíveis, com três derrotas, uma vitória e um empate.

Na Copa do Brasil, o Corinthians pega o Grêmio, um adversário que está na sua frente no Brasileiro, e decide fora de casa. Mais voltados para escapar do rebaixamento, São Paulo e Ponte Preta enfrentam Universidad Catolica e Pasto, respectivamente, na Sul-Americana.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.