Topo

Rodrigo Mattos

Lucas corre risco de ficar fora da Copa, e tem disputa com Pato

rodrigomattos

26/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Um dos preferidos da torcida até a Copa das Confederações, o meia-atacante Lucas já corre risco de ficar fora da Copa-2014. Na cabeça de Luiz Felipe Scolari, uma lista de atacantes tem lugares garantidos no elenco para o Mundial, relação que não inclui o jogador do Paris Saint-Germain, segundo apurou o blog. Ele terá de brigar pela última vaga no setor ofensivo, que tem como outro candidato Alexandre Pato.

A convocação de Felipão nesta quinta-feira para os amistosos contra a Coreia do Sul e Zâmbia será a antepenúltima antes do Mundial. Afinal são cinco jogos antes da relação final: uma dupla de partidas em outubro e outra em novembro. E haverá mais um compromisso em 2014. Serão as chances de Lucas provar que merece esse último lugar.

Explica-se: o treinador da seleção disse já ter 19 atletas que, salvo quedas de rendimento bruscas ou contusões, estão garantidos no seu grupo. Para a Copa, como atacantes, há Hulk, Bernard, Neymar, Fred e Jô – todos à frente de Lucas. Sobraria mais um lugar para um jogador ofensivo.

Lucas, teoricamente, seria o favorito. Mas sua queda de rendimento no clube e no time brasileiro o ameaçam sua ida ao Mundial. Sua sorte é que o outro atleta que vem sendo convocado para setor ofensivo é Pato, do Corinthians, que também não convenceu. Correriam por fora Diego Costa, que talvez atue pela Espanha, ou uma surpresa chamada por Felipão. Ainda há a possibilidade de o técnico optar por um atleta do meio, em vez de um atacante.

O ex-são-paulino se tornou dúvida porque não se firmou no time francês e se tornou reserva. Neste segundo semestre, atuou 374 minutos em oito jogos, o que dá pouco mais de um tempo por partida. Fez um gol.

No primeiro semestre, quando era titular, jogou 15 partidas, sem nenhum gol. Em resumo, sua média é de 0,04 gol por partida. No São Paulo, fez 24 gols em 99 jogos, o que lhe dava uma média de 0,24 gol por jogo. Felipão já avisou que quer seus jogadores atuando nos seus times.

Felipão começa testes por quatro vagas restantes no time da Copa

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.