Topo

Rodrigo Mattos

Jogadores consultam clubes sobre participação no Bom Senso FC

rodrigomattos

27/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Em alguns clubes, os atletas consultaram dirigentes antes de aderir ao movimento pela mudança no calendário do futebol brasileiro, o Bom Senso FC. Embora sem apoio explícito, a maioria dos cartolas de clubes tem entendido ser legítima a manifestação deles. Há casos de clubes em que não houve conversa dos jogadores com as diretorias.

Os jogadores, obviamente, não têm nenhuma obrigação de comunicar sua participação em movimentos sociais. Não há impedimento contratual.

Ainda assim, pelo menos no São Paulo e no Grêmio, os atletas foram conversar com os cartolas sobre a participação no Bom Senso FC. Em ambos os casos, dirigentes lhes deram apoio no tema. No Cruzeiro, os dirigentes não foram consultados, mas não viram problemas no manifesto. Atlético-MG e Atlético-PR já se mostraram simpáticos ao grupo.

No São Paulo, o goleiro Rogerio Ceni, que chegou a dar palestra a outros atletas sobre o tema, foi procurar o gerente de futebol, Gustavo de Oliveira, para explicar o movimento dos jogadores. Filho de Sócrates, fundador da democracia corintiana, o dirigente apoiou sua atitude. A diretoria do São Paulo já se mostrou favorável a mudanças no calendário.

No Grêmio, o capitão do time Barco foi pedir autorização para entrar no movimento para o diretor de futebol, Rui Costa. "Todos que estão participando consultaram o time", explicou o cartola.

No Cruzeiro, não houve conversa com os dirigentes do clube. "Não podemos interferir em uma decisão individual por isso não houve pedidos", contou o gerente cruzeirense Valdir Barbosa.

JUCA CHAMA SINDICATO DE 'OPORTUNISTA'; BIRNER PEDE MENOS JOGOS

JUCA KFOURI – Como era de se esperar, os acomodados "sindicalistas do futebol" que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles.

  • VITOR BIRNER – A reformulação do calendário do futebol brasileiro é muito importante. Se houver menos jogos, a qualidade deles aumentará. Com os atletas mais bem preparados na parte física, o nível técnico das partidas ficará mais alto.
  • LEIA O POST COMPLETO DO JUCA
  • LEIA O POST COMPLETO DO BIRNER

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.