Topo

Rodrigo Mattos

Por CT, São Paulo quer aluguel de Espanha, Portugal ou Argentina

rodrigomattos

12/10/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

O Centro de Treinamento de Cotia do São Paulo é disputado por Espanha, Argentina e Portugal para ser a sua sede durante a Copa-2014. A escolha do time que ficará no local não é feita pelo clube, mas pela Fifa. Mas o São Paulo já tomou a decisão de que só o cederá caso tenha uma boa compensação financeira.

Pelo contrato assinado com a Fifa, os donos dos CTS (Centros de Treinamento de Seleções) têm de se submeter a decisão da federação internacional de quem ficará em sua propriedade. Há um cláusula que abre a possibilidade de cobrança pelo uso do local desde que acordado entre o gestor do campo e a seleção.

Inicialmente, o São Paulo nem queria incluir sua instalação em Cotia na lista da Fifa para os CTS, locais onde as seleções ficarão concentradas a maior parte do tempo. Estava descontente com as condições contratuais que lhe tiravam autonomia, e poderiam exigir despesas. Algumas mudanças nos termos o convenceram a aceitar entrar na relação.

Mas isso não significa que o clube aceitará ceder o campo sem uma compensação. Até porque terá de abrir mão do centro por um período de até 40 dias. E também é forte a possibilidade de cessão do CT da Barra Funda durante o Mundial para os EUA, que já vão ocupá-lo em pre-temporada.

Nesta situação, o time ficaria sem local para treinar. Restaria ao São Paulo fazer um plano para dar férias aos jogadores e ao mesmo tempo viajar para preparar a equipe em outros lugares. Afinal, o Brasileiro será recomeçado logo após a Copa.

Quem está à frente da negociação para a cessão do CT é o secretário-administrativo Adalbeto Baptista, ex-diretor de futebol que caiu após confronto com o goleiro Rogerio Ceni. Mas, pelas regras do COL e da Fifa, só será possível fechar um acordo financeiro quando for de fato definido qual time ficará em Cotia.

A princípio, a federação internacional informou que o critério para escolha de cada seleção seria ordem de chegada. Ou seja, cada time, após visitas, dá suas três opções, em ordem de preferência. Ficaria com o centro de treinamento quem fez a escolha primeiro.

Extraoficialmente, o São Paulo sabe que as três seleções, Espanha, Argentina e Portugal já manifestaram interesse de ficar em Cotia. Mas os dois times europeus ainda não garantiram vagas na Copa. Os espanhóis estão muito perto da classificação, mas os portugueses devem passar pela repescagem. A Argentina está dentro do Mundial.

Resta saber quem vai fazer a opção primeiro por Cotia quando abrir o processo de seleção. Até janeiro de 2014 todos os locais de treinos dos times terão de ser definidos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.