Topo

Rodrigo Mattos

Ameaçado com Série B, São Paulo reduz cortes e incha elenco para 2014

rodrigomattos

15/10/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

A briga para evitar o rebaixamento tem influência direta na reformulação do elenco do São Paulo para 2014. Não haverá uma mudança radical como parecia pelas primeiras declarações do presidente do clube, Juvenal Juvêncio.

A estratégia da diretoria é reduzir as dispensas de jogadores para evitar desmotivar o grupo que luta contra a Segundona. Ao mesmo tempo, cartolas já começaram o processo de contratação de atletas e projetam um elenco mais numeroso do que o atual para o próximo ano.

O entendimento entre os dirigentes é de que qualquer movimento agora por cortes teria impacto considerável no rendimento da equipe no Brasileiro. Por isso, só se fala em dispensas pontuais como a de Negueba,que sequer vinha jogando. Mas não se fala em barcas apesar do baixo rendimento no Nacional.

Por outro lado, o gerente de futebol Gustavo de Oliveira já começou a mapear contratos de jogadores que interessam ao clube para saber a situação de cada um deles. Já existem negociações em curso.

Há uma compreensão de que os 30 integrantes do elenco, com aposentadoria de Rogério Ceni, não são suficientes para a disputa de tantas competições previstas para a próxima temporada. O próprio técnico Muricy Ramalho já afirmou que vê escassez no São Paulo. O desgaste do time no atual Brasileiro tem sido nítido.

"Nosso elenco não é ruim. É só ver os resultados que obtivemos contra times que brigam na frente, como Cruzeiro, Atlético-MG e mesmo o Grêmio, em que deveríamos ter vencido", justificou o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

A situação financeira do São Paulo é equilibrada. Mas também não há recursos de sobra para contratações já que a maior parte do dinheiro recebido pelo atacante Lucas foi gasta com o pagamento de empréstimos.

A intenção prioritária é tentar contratações com jogadores livres. Dirigentes do clube, no entanto, não descartam fazer um investimento se necessário. Haverá folga na folha salarial com a queda de dois altos salários: Rogério Ceni, que se aposenta, e Lúcio, que deve acertar a rescisão até o final do ano. Ficam Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, entre os mais bem pagos da equipe.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.