Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians renova 53% do elenco, mas Tite é criticado por não mudar

rodrigomattos

17/10/2013 17h01

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

Durante a crise técnica do Corinthians, a maioria das críticas entre dirigentes do Corinthians é em relação a cautela de Tite para substituir os campeões mundiais e da Libertadores. De fato, há opções novas para serem utilizadas. Um levantamento do blog mostra que o atual elenco conta com 17 atletas novatos, uma renovação de 53% em relação ao ano passado.

O treinador e a diretoria corintiana fizeram nesta tarde uma reunião e decidiram pela permanência do treinador. Sempre houve a intenção do presidente Mário Gobbi de mantê-lo até o final do ano, mas os seguidos maus resultados têm gerado uma pressão por mudança.

Do time que conquistou os principais títulos ano passado, restaram 15 atletas, uma minoria no grupo de 32. Mas eles continuam a ter maior presença dentro do time, embora isso venha mudando aos poucos.

A formação corintiana que enfrentou o Grêmio tinha seis titulares remanescentes da equipe campeão mundial e da Libertadores. Outros cinco foram contratados neste ano, assim como os três reservas que entraram durante a partida.

Mas, na verdade, Tite foi ainda mais conservador em jogos anteriores. No clássico contra o São Paulo, nove dos titulares eram daquele grupo de 2012. Nas partidas anteriores, contra o Atlético-PR e Atlético-MG, eram oito. O treinador, por exemplo, preferiu improvisar Alessandro na lateral-esquerda a usar o novato Igor.

No grupo de novatos, há desde ex-juniores como os atacantes Léo, Douglas e Paulo Victor, até recém-contratados como Cléber, Rodriguinho e Jocinei. Certo é que Tite vem resistindo a utilizá-los em larga escala, apesar da má fase. O que já levou um dirigente de fora do futebol a questionar porque são contratados se jogam tão pouco.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.