Topo

Rodrigo Mattos

Marin fracassa no lobby para resolver dívidas de federações

rodrigomattos

07/11/2013 15h39

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Na disputa pela eleição da CBF em 2014, o presidente da CBF, José Maria Marin, perdeu um trunfo: tinha prometido revolver o problema das dívidas das federações estaduais, votantes no pleito do próximo ano. O problema é que o Ministério do Esporte descartou qualquer chance de incluir as entidades no projeto de parcelamento de débitos que vai favorecer os clubes de futebol.

O governo federal vem formatando o programa e já indicava que deveria deixar de fora as federações. Só que a confederação continuava a fazer lobby para mudar o quadro. Mas, na quinta-feira, o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, afirmou que o texto, de fato, não incluirá as entidades.

Isso representou uma derrota para Marin. Ele realizou reuniões na CBF com as federações para estudar seus débitos. E também teve conversas junto ao deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) para atender as filiadas.

O parlamentar é sócio do presidente da Federação Paulo de Futebol, Marco Polo Del Nero, que é o provável candidato a presidente da CBF pela situação. Cândido tem defendido demandas de cartolas no Congresso. Ou seja, esperava-se que ele conseguisse resolver a questão das entidades.

Quando Toninho Nascimento decretou a exclusão das federações, oposicionistas da confederação já ficaram alertas para o fato. Nos bastidores, ressaltaram que agora Marin vai ter que explicar para as filiadas porque não conseguiu cumprir sua promessa de equacionar a dívida.

No final do mês e início de dezembro, haverá os próximos passos da disputa pela CBF. É articulada uma reunião das federações em que pode ser anunciada oficialmente a candidatura de Del Nero. A oposição espera esse encontro para decidir quais medidas vai tomar.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.