Campeão, Cruzeiro se torna o 2o melhor dos pontos corridos
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
A conquista do segundo título brasileiro do Cruzeiro -nesta quarta-feira com o triunfo sobre o Vitória e o tropeço do Atlético-PR – transformou o time no segundo melhor da era do campeonato de pontos corridos. A equipe mineira só está atrás em desempenho do São Paulo.
Com a atual campanha, incluindo a vitória sobre o Vitória, o Cruzeiro somou 696 pontos nas 11 edições desde 2003. Esse número só fica atrás do São Paulo, que tem 742 pontos. Até antes dessa temporada, a equipe celeste estava atrás do Internacional, que agora possui 674 pontos no ranking dessa fórmula da competição, com um jogo menos porque atua nesta quinta-feira. Não há como esse quadro se inverter mais neste ano.
Mais do que isso, o Cruzeiro acumula dois títulos nesta nova fase do Brasileiro, igualando-se a Fluminense e Corinthians. À frente deles, só o São Paulo com três taças. É também o único campeão fora do Eixo Rio-São Paulo.
Mas, como possui uma maior regularidade e nunca foi rebaixado, o time mineiro supera também outros times do Rio e de São Paulo. Seu aproveitamento geral no Brasileiro de pontos corridos é de 53,45%. Ou seja, um desempenho que o manteria na briga por uma vaga de Libertadores em todos os anos.
Raramente a equipe mineira esteve ameaçada de rebaixamento, o que só ocorreu de fato em 2011. Fora isso, quando não foi campeão, teve boas campanhas como o vice-campeonato de 2010, além de ter ficado na zona de Libertadores em outras edições, como em 2009 e 2008.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.