PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Campeão, Cruzeiro se torna o 2o melhor dos pontos corridos

rodrigomattos

13/11/2013 22h52

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

A conquista do segundo título brasileiro do Cruzeiro -nesta quarta-feira com o triunfo sobre o Vitória e o tropeço do Atlético-PR – transformou o time no segundo melhor da era do campeonato de pontos corridos. A equipe mineira só está atrás em desempenho do São Paulo.

Com a atual campanha, incluindo a vitória sobre o Vitória, o Cruzeiro somou 696 pontos nas 11 edições desde 2003. Esse número só fica atrás do São Paulo, que tem 742 pontos. Até antes dessa temporada, a equipe celeste estava atrás do Internacional, que agora possui 674 pontos no ranking dessa fórmula da competição, com um jogo menos porque atua nesta quinta-feira. Não há como esse quadro se inverter mais neste ano.

Mais do que isso, o Cruzeiro acumula dois títulos nesta nova fase do Brasileiro, igualando-se a Fluminense e Corinthians. À frente deles, só o São Paulo com três taças. É também o único campeão fora do Eixo Rio-São Paulo.

Mas, como possui uma maior regularidade e nunca foi rebaixado, o time mineiro supera também outros times do Rio e de São Paulo. Seu aproveitamento geral no Brasileiro de pontos corridos é de 53,45%. Ou seja, um desempenho que o manteria na briga por uma vaga de Libertadores em todos os anos.

Raramente a equipe mineira esteve ameaçada de rebaixamento, o que só ocorreu de fato em 2011. Fora isso, quando não foi campeão, teve boas campanhas como o vice-campeonato de 2010, além de ter ficado na zona de Libertadores em outras edições, como em 2009 e 2008.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Blog do Rodrigo Mattos