Topo

Rodrigo Mattos

CBF não monitora Fred apesar do histórico de contusões

rodrigomattos

20/11/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Sem condições de jogo há dois meses e meio, o atacante Fred foi confirmado na Copa-2014 pelo técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari. Nem por isso tem sido monitorado pelos médicos do time brasileiro que não estão preocupados com o histórico de lesões recentes do jogador. O amistoso contra o Chile foi o sétimo em que ele não pôde jogar neste ano.

Na temporada atual, o atacante do Fluminense já se machucou três vezes, tendo ficado praticamente quatro meses sem atuar pelo clube e pelo time brasileiro. Sua perna direita é o ponto onde há maior número de problemas. Foi no músculo anterior desta coxa que sofreu a lesão em setembro que o levou, inclusive, a ser cortado de amistosos do Brasil naquele mês.

"Não precisamos acompanhar porque ainda está longe da Copa. É uma questão para o departamento médico do Fluminense", afirmou o médico da seleção, José Luiz Runco, que viaja com a seleção e entende que só deve ser feito um monitoramento de atletas-chave mais próximo do Mundial.

Segundo Runco, todos os exames feitos até agora mostram que Fred não tem nenhuma contusão crônica, ou músculo com maior fragilidade.

Além desses dois meses e meio parado, o atacante do Fluminense também sofreu uma entorse no joelho direito no início de abril. Ficou fora dos campos por um mês, também desfalcando a seleção contra o Chile, naquele mês. Às vésperas da Copa das Confederações, ele sofreu outra lesão nas costas, mas, neste caso, conseguiu se recuperar rapidamente e atuou já em amistoso contra a Inglaterra.

O estado físico de Fred é um assunto delicado dentro do time tricolor carioca. O blog tentou falar com o médico do clube e mandou perguntas sobre o assunto, por meio da assessoria, mas não obteve resposta. A informação é de que não há previsão para a volta do jogador, e que não se comentaria seu histórico de lesão.

Ressalte-se que o atacante do Fluminense não sofreu contusões graves na temporada de 2012. E, apesar de todas as dúvidas, jogou em todas as partidas da Copa das Confederações, com boas atuações.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.