Topo

Rodrigo Mattos

Mercado ruim prolonga patrocínios problemáticos no São Paulo

rodrigomattos

22/11/2013 15h51

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Enquanto o Corinthians acerta a permanência da Caixa Econômica, o São Paulo também se planeja para ficar com seus dois principais patrocinadores, Penalty e Semp Toshiba, que têm contrato para 2014. Mas ambas as empresas apresentaram problemas durante o ano com atrasos de pagamentos e rediscussão de contrato.

A questão é que a diretoria são-paulina já avaliou que o mercado de patrocínio esportivo está muito ruim com dificuldade para todos os clubes para obtenção de parceiros, como ocorre com o Santos e o Palmeiras. Logo, a melhor estratégia é negociar as pendências e manter os vínculos a não ser que aconteçam problemas drásticos.

A Penalty está com a quitação de duas ou três parcelas de luvas previstas em contrato atrasadas. Há uma negociação entre o departamento financeiro do clube e da empresa para acertar esses valores. As mensalidades do acordo têm sido quitadas normalmente até agora. Dirigentes são-paulinos se recusam a dar detalhes sobre o imbróglio por conta do sigilo contratual entre as partes.

O compromisso com a fornecedora de material esportivo é até o final de 2014. Incluindo todas as propriedades, como os uniformes e camisas usados pelo time, rende R$ 35 milhões, segundo número do clube.

Em relação à Semp Toshiba, todo o vínculo teve que ser rediscutido quando houve mudança na diretoria da empresa produtora de eletrodomésticos. O contrato chegou a ficar ameaçado, pois havia um pedido de encurtamento por parte da multinacional. Em negociação, o clube ofereceu maior exposição ao patrocinador em lugares chaves, como mais placas no CT, o que gerou uma solução provisória.

O contrato também vai até o final de 2014 e rende anualmente R$ 23 milhões para o clube.

Apesar dos problemas, os patrocínios, juntamente com outros itens com a venda de Lucas, têm permitido que o São Paulo mantenha equilibradas suas contas. A diretoria do clube tem certeza de que fechará o ano com superávit, embora não exista um número fechado para a receita total.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.