Mercado ruim prolonga patrocínios problemáticos no São Paulo
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
Enquanto o Corinthians acerta a permanência da Caixa Econômica, o São Paulo também se planeja para ficar com seus dois principais patrocinadores, Penalty e Semp Toshiba, que têm contrato para 2014. Mas ambas as empresas apresentaram problemas durante o ano com atrasos de pagamentos e rediscussão de contrato.
A questão é que a diretoria são-paulina já avaliou que o mercado de patrocínio esportivo está muito ruim com dificuldade para todos os clubes para obtenção de parceiros, como ocorre com o Santos e o Palmeiras. Logo, a melhor estratégia é negociar as pendências e manter os vínculos a não ser que aconteçam problemas drásticos.
A Penalty está com a quitação de duas ou três parcelas de luvas previstas em contrato atrasadas. Há uma negociação entre o departamento financeiro do clube e da empresa para acertar esses valores. As mensalidades do acordo têm sido quitadas normalmente até agora. Dirigentes são-paulinos se recusam a dar detalhes sobre o imbróglio por conta do sigilo contratual entre as partes.
O compromisso com a fornecedora de material esportivo é até o final de 2014. Incluindo todas as propriedades, como os uniformes e camisas usados pelo time, rende R$ 35 milhões, segundo número do clube.
Em relação à Semp Toshiba, todo o vínculo teve que ser rediscutido quando houve mudança na diretoria da empresa produtora de eletrodomésticos. O contrato chegou a ficar ameaçado, pois havia um pedido de encurtamento por parte da multinacional. Em negociação, o clube ofereceu maior exposição ao patrocinador em lugares chaves, como mais placas no CT, o que gerou uma solução provisória.
O contrato também vai até o final de 2014 e rende anualmente R$ 23 milhões para o clube.
Apesar dos problemas, os patrocínios, juntamente com outros itens com a venda de Lucas, têm permitido que o São Paulo mantenha equilibradas suas contas. A diretoria do clube tem certeza de que fechará o ano com superávit, embora não exista um número fechado para a receita total.
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