Renovação automática com Caixa salva Corinthians de mercado escasso
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
A Caixa Econômica Federal continuará a ser a patrocinadora do Corinthians em 2014, o que livra o clube de enfrentar negociações em um mercado escasso de oportunidades. Assinado em 2012, o contrato prevê uma renovação automática até o final do próximo ano se nenhuma das partes se manifestar de forma contrária. Já houve uma conversa entre os dois lados e ficou acertado que o vínculo será mantido para o próximo ano, embora sem assinaturas.
O contrato de patrocínio do Corinthians é o maior do futebol brasileiro com R$ 30 milhões por ano, acertado pouco antes de o time disputar o Mundial de Clubes. Antes disso, o clube passou vários meses à procura de um parceiro fixo para sua camisa.
Só que o contrato foi acertado com renovação automática e correção por índice de inflação. Isso significa que deve haver um reajuste em torno de 6%, projeção de inflação para o próximo ano. Ou seja, o compromisso passaria para um valor entre R$ 31 milhões e R$ 32 milhões.
Na prática, a renovação automática salvou o Corinthians em um período de mercado péssimo para se obter patrocínios. Palmeiras e Santos estão sem anunciantes master na camisa. O São Paulo convive com problemas com a Semp Toshiba, que pediu até redução de valores ou do contrato, o que levou a uma renegociação.
Mais do que isso, o clube de Parque São Jorge não precisa negociar em um momento de baixa de seu time. Quando a Caixa acertou com o clube, os diretores do banco deixaram claro que pesou para o valor inflado a final do Mundial, que o time disputaria em seguida. Fazia parte até da campanha para internacionalizar a marca do banco.
Agora, o time viverá uma temporada sem Libertadores, o que reduz consideravelmente sua exposição. E também iniciará o ano após resultados pífios neste segundo semestre. Diante do acerto para a permanência, o orçamento do Corinthians para 2014 já está sendo preparado com a previsão do dinheiro da Caixa.
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