Topo

Rodrigo Mattos

COL vê como improvável mudança de horários de jogos da Copa

rodrigomattos

27/11/2013 05h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Por conta da pressão de jogadores, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, expôs a possibilidade de mudar os horários da Copa-2014 para minimizar o efeito do calor sobre partidas às 13 horas. Mas isso implicará em uma mudança logística complexa na competição. Por isso, nos bastidores, o COL (Comitê Organizador Local) vê como improvável essa alteração no cronograma dos jogos.

A federação internacional determinou toda a programação do Mundial com 20 jogos às 13 horas, alguns deles em locais quentes como Natal, Recife e Salvador. Houve uma reclamação de representantes de sindicatos de jogadores do Brasil e do mundo, no caso a Fifpro. Eles pediram a revisão desses horários.

Blatter promete discutir a questão até dezembro, provavelmente em reunião do Comitê Executivo da Fifa em Salvador, no sorteio da competição. Dentro do COL, a visão é de que a mudança de horários é possível e será feita em caso de ordem da Fifa neste sentido.

Mas há uma descrença no comitê de que, de fato, isso vá acontecer por conta das complicações logísticas nesse sentido.

Explica-se: as televisões exigem três horários de jogo em cada dia. Ou seja, se houver uma modificação na hora dessa partida inicial, teria de haver mudanças nas outras duas previstas na sequência. Um retardamento dos jogos os deixaria bem tarde para as TVs na Europa por conta do fuso.

No COL, lembra-se que foram necessárias 56 versões da tabela até que se chegar ao formato final. Em caso de um ajuste geral, tudo isso teria de ser refeito.

Outro aspecto é que a declaração sobre a mudança de horário foi dada por Blatter. Mas é o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, quem faz toda a parte operacional da Copa. Quando foi questionado sobre o calor, ele já afirmou que comissão médica da entidade analisou as temperaturas médias antes de elaborar a tabela. Para o COL, a palavra de Valcke tende a prevalecer.

Um exemplo foi o caso da abertura da Copa. Pouco antes de o Itaquerão ser anunciado como sede da primeira partida, Blatter afirmou que queria esse jogo inicial no Maracanã. Mas, apesar dessa opinião no comitê, entende-se que há chance de uma mudança de quadro em Salvador.

A Fifa foi procurada para comentar a possibilidade de mudança de horário de jogo, mas não respondeu até a publicação deste post.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.