Topo

Rodrigo Mattos

Odebrecht acatará CBF e reduzirá jogos no Maracanã por Copa

rodrigomattos

03/12/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

A administradora do Maracanã aceitará reduzir os jogos no estádio no primeiro semestre de 2014 pela melhoria do gramado para a Copa. Segundo a Federação do Rio de Janeiro, a CBF já mandou um ofício para diminuir o número de partidas neste período. E o blog apurou que a reivindicação terá acolhida e será posta em prática.

Isso levará a arena a ser utilizada apenas quatro vezes por mês. Neste segundo semestre, em comparação, houve cerca de 40 jogos em seis meses com a disputa do Brasileiro e Copa do Brasil.

Liderado pela Odebrecht, o consórcio do Maracanã entende que o estádio não terá de ser muito usado durante o Estadual do Rio já que há poucas partidas com grande público. Sua utilização ficaria restrita, portanto, aos clássicos e finais.

O início do Nacional será próximo ao período em que a Fifa assumirá o estádio para prepará-lo para o Mundial. Ou seja, serão, de fato, bem limitadas as partidas no estádio no início do ano.

A medida é vista como necessária porque o gramado do Maracanã foi castigado neste segundo semestre: ficou em mau estado ao final do ano. Ele é plantado em rolo, técnica considerada não ideal pela Fifa que prefere este enraizado.

O COL (Comitê Organizador Local), no entanto, era reticente de pedir uma redução dos jogos porque a Odebrecht é privada e quer o maior lucro possível com o estádio. Só que a própria empresa não vê como muito lucrativas as partidas do início do ano. E já previa um pedido de redução de jogos, que considera natural.

Até o final da noite de segunda-feira, não havia chegado o ofício da CBF para a empresa.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.