Topo

Rodrigo Mattos

Amazonas acena com estádio 'fresco' para agradar ingleses

rodrigomattos

06/12/2013 19h16

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

O governo do Amazonas reduziu o tom de confronto com os ingleses e acenou com um estádio refrescado pelos ventos para amenizar o calor da partida contra a Itália que será disputada em Manaus. Mas, nas palavras do coordenador de Copa para o Amazonas, Miguel Capobiango, é preciso se acostumar com o clima quente no Mundial do Brasil.

"O técnico talvez tenha reclamado não porque não queria Manaus, mas por causa do calor. Mas o calor faz parte do jogo, da realidade do Brasil", afirmou Capobiango. "O estádio fica em uma região com vento dominante. Há um pódio no meio da arena que recebe vento dos dois lados. A temperatura cai 5º, comprovado pelo termômetro."

Outra característica da arena é uma cobertura trançada, vazada, que permite a entrada de mais ar. Mais um trunfo é o fato de o jogo entre Inglaterra e Itália ocorrer às 21 horas de Manaus, 22 horas pelo horário de Brasília.

Houve um clima de animosidade porque o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disse que os ingleses não eram bem-vindos após o técnico do time, Roy Rodgson, reclamar do possível calor da cidade.

Para acabar com o clima de animosidade, o governo do Amazonas já foi conversar com o consulado do Reino Unido sobre recepção a torcedores. Também será feito o mesmo com outros países que atuarão na Arena Amazônia. "Só acho que pode ser que a maior parte do estádio torça pela Itália", brincou Capobiango.

Ele já recebera vários pedidos de jornalistas britânicos para visitas à Arena Amazônia nos próximos dias.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.