Prefeitura tem indefinições no plano para Itaquerão
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)
Além de estar com sua data de entrega no limite da Fifa, o Itaquerão enfrenta indefinições em relação a projetos da prefeitura de São Paulo para torná-lo viável para a Copa-2014. Há dúvidas sobre o acesso ao estádio e sobre as estruturas provisórias.
O governo e a prefeitura de São Paulo realizam em conjunto a melhoria do acesso à arena corintiana por meio de alças viárias da Av. Jacu Pêssego. Das duas, uma deve ficar pronta e a outra sequer foi iniciada porque há atraso nas desapropriações. Ou seja, é improvável que esteja pronta para o Mundial, e o município já estuda plano alternativo de trânsito.
Em outra frente, as autoridades municipais ainda esperam a construção de partes do Itaquerão para saber o que exatamente terão de contratar como instalações provisórias no estádio, o que é uma obrigação com a Fifa.
Em relação à obra viária, a vice-prefeita paulistana Nádia Campeão, que cuida da Copa-2014 para a cidade, ainda vê chance de conclui-la a tempo. Mas a Dersa, órgão do governo Estadual que realiza a empreitada, já avisou que isso não vai acontecer.
O problema é que a prefeitura ainda está no processo de desapropriações de pessoas no local. Ou seja, ainda tem que obter autorizações para desocupar o local para só depois iniciar a obra. A expectativa de Campeão é concluir as desapropriações em dezembro.
"Não formalizamos esse entendimento (de que não fica pronta a obra). Depende de quando conseguiremos resolver as desapropriações. De todas as obras do convênio, isso representa uma parte pequena e não teria absolutamente um prejuízo maior. Você faz uma alternativa para o que tem hoje", justificou ela, acrescentando que pode ficar pronto "um pouco mais ou um pouco menos que a Copa".
Isso significa que, sem o plano A, a prefeitura vai estudar o que fazer para não comprometer o fluxo de carros para o estádio.
Em relação às instalações temporárias, Campeão explica que só vai fazer uma contratação quando souber exatamente o que já existe no estádio corintiano. "O Corinthians vai fazer melhorias permanentes que poderão ser usadas."
Só que, lembre-se, o estádio está atrasado por causa do acidente que matou dois operários. E as cidades-sede têm janeiro como prazo limite para abrir concorrências para esses equipamentos ou ficará muito tarde para contratá-los. Outras cidades já levantaram o que vão ter que gastar e o que alugar e comprar.
A Fifa garantiu o Itaquerão na abertura da Copa. Resta a São Paulo explicar como irá viabilizá-lo agora que tem seis jogos com times definidos no campo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.