Topo

Rodrigo Mattos

Heverton, da Lusa, foi suspenso mesmo por dois jogos, diz auditor do STJD

rodrigomattos

11/12/2013 10h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

O jogador Heverton, da Portuguesa, foi suspenso de fato por dois jogos no julgamento de sexta-feira na Justiça Desportiva, o que o deixou em situação irregular no jogo contra o Grêmio, no domingo. A informação foi confirmada pelo presidente da 4a Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Bracks, ao blog. Ele comandou a sessão que estabeleceu a punição.

Em contato nesta manhã de terça-feira, ele disse que a decisão foi tomada por unanimidade por duas partidas. Isso significa que está correta a publicação do resultado do julgamento, posto na internet na segunda-feira pelo STJD, e que a Portuguesa tinha a informação errada de que Heverton fora punido apenas por uma partida.

Na noite de terça-feira, o vice-presidente da Portuguesa, Roberto dos Santos, disse à ESPN Brasil que seu advogado, Osvaldo Sestário, lhe informara que a pena fora de apenas um jogo.

As sessões do STJD não são gravadas, portanto, dificilmente valerá algo diferente do que a posição expressa pelo tribunal.

Também não há como desculpa o fato de o julgamento ter acontecido na sexta-feira. Pelas regras do STJD, o clube é obrigado a acompanhar o julgamento sem necessidade de notificação pelo tribunal. Além disso, o efeito da punição é imediato.

Como consequência da suspensão por duas partidas, o jogador estava irregular no final de semana. Confirmada essa condição, o STJD vai julgar a Portuguesa que poderá perder quatro pontos e será rebaixada no lugar do Fluminense.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.