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Rodrigo Mattos

Patrocinadores da Copa temem fazer promoções na rua por protestos

rodrigomattos

03/01/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

No início de seu planejamento para 2014, alguns patrocinadores da Copa do Mundo temem realizar promoções na rua durante o evento por temor de protestos como os que ocorreram na Copa das Confederações. Isso tem sido manifestado a empresas que organizam eventos de ativação dos patrocinícios, segundo apurou o blog.

No meio do ano passado, patrocinadores do Mundial tiveram prejudicadas suas atividades por conta das manifestações. A Coca-Cola, por exemplo, chegou a tampar outdoors próximos do Maracanã para evitar depredações.

Com temor de que isso se repita, alguns patrocinadores da Copa têm retardado o seu planejamento para aproveitar a exposição do evento pelo qual pagaram caro.  Há um temor de que eventos na rua, pelo menos mais próximo do Mundial, sejam alvo de protestos.

Atividades como cessão de ingressos estão em pleno curso porque não envolvem exposição na rua. Ou seja, são vistas como de baixo risco. Os bilhetes, aliás, são vistos como pontos-chave da promoção dos parceiros da Fifa, afinal, ingressos são um bem que poucos podem disponibilizar.

Já o planejamento para usar painéis, estandes e outdoors tendem a gerar mais cautela. Estão presentes na memória das empresas parceiras da Fifa as depredações feitas no terreirão do samba, no Rio de Janeiro, em um ônibus da entidade em Salvador e a lojas dos patrocinadores.

Uma das lembranças é que promotores das marcas da Copa não puderam vender as marcas nos arredores dos estádios da Copa das Confederações por conta das manifestações. Quando começaram a ocorrer conflitos, vários dos promotores tiveram de correr para dentro do estádio e desistir do contato com torcedores. O temor é de que isso volte a acontecer no Mundial, por isso, o planejamento de marketing está em suspenso.

Na verdade, já existe uma preocupação de que empresas que pagaram caro pela Copa não possam aproveitar todo o seu potencial. Claro que isso ainda depende do ambiente das ruas até junho quando começará, de fato, a Copa.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.