Topo

Rodrigo Mattos

Ministério estranha por que Blatter não repete críticas à Copa em reuniões

rodrigomattos

06/01/2014 17h32

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

As críticas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, à organização da Copa-2014 feitas no domingo causaram estranheza no Ministério do Esporte. Isso porque membros da pasta lembram que, nas reuniões entre governo e federação internacional, o cartola nunca reclama do andamento das obras.

O Brasil, de fato, repete a lentidão da Africa do Sul nos preparativos dos estádios do Mundial. Mas a presidente Dilma Roussef afirmou ver confiança de torcedores na Copa, em resposta a Blatter. Então, o dirigente suíço recuou e disse que as obras do país estão a todo vapor para a competição. Já o Ministério do Esporte emitiu nota em que diz que tudo estará pronto a tempo do evento.

É esse tipo de confiança que a pasta ouviu do dirigente suíço em dezembro, nas reuniões que antecederam o sorteio da Copa-2014, na Costa do Sauípe. Por isso, há uma incompreensão sobre o tom diferente adotado pelo cartola publicamente a jornalistas.

Membros do Ministério do Esporte ainda se incomodaram com o fato de a Fifa jogar a responsabilidade de atrasos apenas no governo federal. A argumentação é de que a federação internacional também é responsável pelos preparativos já que montou o COL (Comitê Organizador Local) e tem papel em vários itens da competição.

Apesar do desconforto, o Ministério do Esporte considera a polêmica encerrada com o recuo de Blatter. Não houve nenhum contato da Fifa com o governo federal após as críticas do cartola suíço. A assessoria da presidência informou que não foi procurada pela federação internacional, nem se houve qualquer conversa sobre as declarações do dirigente.

Certo é que o gabinete da presidência voltou a negociar com as cidades-sede as datas de inauguração de quatro estádios do Mundial, Arena Pantanal, Arena das Dunas, Arena Amazônia e Beira-Rio. A presidente Dilma Rousseff estará em cada uma delas, como fez com as seis anteriores.

Quando as datas estiverem fechadas, será uma chance de mostrar que os estádios estarão prontos a tempo para o Mundial, embora o Itaquerão e a Arena da Baixada ainda não ainda datas de abertura mais afastadas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.