Topo

Rodrigo Mattos

Lista da Copa tem 75% das seleções no Sudeste e facilita COL

rodrigomattos

09/01/2014 14h43

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

A lista prévia da Fifa concentra 75% das seleções da Copa-2014 em Centros de Treinamentos e hotéis no Sudeste. Ainda há possibilidade de alteração nesta relação até 31 de janeiro. Mas, com esse cenário já montado, a organização do Mundial tem facilitada a sua operação de logísticas para os times.

Com a definição da Argélia pelo interior de São Paulo, fechou-se os locais onde estarão as 32 equipes participantes da competição. Uma fonte da organização do Mundial confirmou que todas as seleções já estão acomodadas em suas primeiras escolhas da relação da Fifa.

O prazo é até o final de janeiro para mudarem os locais e optarem por outras alternativas. Aconteceram alterações na Africa do Sul após a definição inicial dos times. Mas é improvável que ocorram grandes mudanças no Brasil. Assim, a partir de fevereiro, o COL (Comitê Organizador Local) publicará a lista oficial dos times e seus locais de treinos.

Até agora São Paulo tem 15 seleções, Rio Janeiro, quatro, Minas Gerais, três, e o Espírito Santo, dois. São 24 equipes, ou 75% do total. Outras cinco estão no Nordeste, com 15,6%, e mais três no Sul, com 9,4%.

Uma análise preliminar do COL mostra que Viracopos, em Campinas, deve ser o aeroporto mais ativo para transportar seleções nos aviões particulares. Um total de sete times devem usar o local para seus voos. Guarulhos e outros aeroportos do interior também devem ter boa movimentação de times.

Apesar da facilidade para o trabalho, o comitê não trabalhou para concentrar as seleções no Sudeste. Seus seminários promoveram todas as sedes, atendendo uma parceria feita com o Ministério do Esporte. Foram as seleções que viram na região melhores instalações e melhor possibilidade de deslocamento.

Em fevereiro, o COL passará a elaborar o plano de transporte dos times da Copa-2014. Haverá uma companhia aérea contratada por meio de concorrência, e há uma estimativa de oito aviões para levar as equipes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.