Topo

Rodrigo Mattos

Autor de ação contra CBF é ex-atleta do Fla e já advogou para o clube

rodrigomattos

10/01/2014 12h56

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

A diretoria do Flamengo nega qualquer relação com a ação na Justiça comum que lhe devolveu os quatro pontos no Brasileiro, mas mostra um temor de ser ligada ao caso por conta da história do autor dentro do clube.

O advogado Luiz Paulo Pieruccetti Marques, que obteve a liminar no judiciário paulista, é ex-atleta laureado do clube, e já atuou em um escritório de advocacia que defendia o clube anos atrás na área trabalhista. Seu irmão Cláudio Roberto Pieruccetti também já advogou para o time rubro-negro. Atualmente, foram serem sócios, nenhum dos dois têm relação jurídica com o Flamengo.

Nesta quinta-feira, a 42a Vara Cível deu liminar em favor de Luiz Paulo em que anula decisão da Justiça Desportiva que tirava quatro pontos do Flamengo por escalar de forma irregular o atleta André Santos, na última rodada do Brasileiro.

Os irmãos Pieruccetti são advogados e jogaram no time de polo aquático no Flamengo, onde foram laureados pela sua atuação. Luiz Paulo atuava no escritório de advocacia Bosi e Maués que defendia o clube na área trabalhista. Tanto que ele aparece como representante rubro-negro em uma ação movida pelo jogador Felipe Melo, em publicação do Diário Oficial Justiça. Só que atualmente o escritório já foi desfeito e ele trabalha em São Paulo. Cláudio Roberto, mais tarde, atuou como advogado do time rubro-negro em algumas ações na qual seu escritório foi contratado.

"Meu escritório funcionou em alguns processos do clube. Hoje, não advogo mais para o clube. Sinceramente, não sei como foi a ação porque não consegui falar com o meu irmão", explicou Cláudio Roberto Pieruccetti ao blog.

Seu irmão não foi encontrado. Após entrar com a ação na Justiça comum de São Paulo, Luiz Paulo foi para o interior onde está incomunicável. O blog tentou contato com ele, mas foi informado de que só poderia ser encontrado na próxima semana. Ele atua em um escritório de advocacia em São Paulo, a princípio, sem ligação com o Flamengo.

Um membro da diretoria rubro-negro lembrou que Cláudio Roberto, que era sócio e ex-atleta, atuou na defesa do clube no passado. E admitiu que isso pode criar uma imagem de que o clube está ligado ao caso, embora não tenha tido nenhuma participação na ação. O temor é em relação a possíveis penas da Fifa por conta de ações na Justiça comum.

A assessoria de imprensa do clube não vê nenhuma possibilidade de ligação com o caso porque a ação foi movida de forma individual e pessoal. Por meio da assessoria, a diretoria do Flamengo agradeceu a atitude do torcedor, reafirmou não ter relação com o processo, mas disse que a decisão demonstra que houve acerto na escalação de André Santos. A assessoria ainda ressaltou que Luiz Paulo Pieruccetti Marques não advoga para o clube atualmente.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.