Topo

Rodrigo Mattos

ES prepara estádio de R$ 130 mi para receber Camarões na Copa

rodrigomattos

17/01/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Adversária do Brasil na primeira fase da Copa-2014, a seleção de Camarões contará com um estádio de R$ 130 milhões como seu campo de treinamento para a competição. Tudo será bancado por dinheiro público. Trata-se de um equipamento esportivo pago pelo governo do Estado do Espírito Santo, que será concluído até abril deste ano e funcionará como centro de treinamento esportivo e arena para o futebol local após o Mundial.

Unico do Sudeste sem jogos da Copa, o Estado será sede de duas seleções durante a competição: o time africano e a Austrália. Os camaroneses fecharam contrato nesta quarta-feira com o governo do Espírito Santo para se hospedarem no Hotel Shereton, na Praia do Canto, em Vitória, e treinar no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Com recursos estaduais, a arena está sendo construída com capacidade para 23 mil pessoas em uma região cujo Estadual teve média de público de 895 por jogo em 2013, o 16o pior do país, segundo estudo da consultoria Pluri. A seleção de Camarões nada pagará pela utilização do equipamento público, mas também não receberá nada.

"A questão foi nossa de disponibilizar o estádio para eles. Só fizemos alguns ajustes que solicitaram porque as obras estavam em andamento. Mas isso ficará como legado", justificou o secretário de Esporte do ES, Vandinho Leite. "Eles foram atraídos pela infraestrutura e porque disseram que Vitória parecia com Camarões."

A intenção da construção da arena não foi receber Camarões. O objetivo principal, argumentou o secretário, é criar um complexo esportivo para 21 modalidades -que inclui o medalhista de prata no vôlei de prata Alison e time de judô sub-20 – e também incentivar a melhoria do futebol capixaba, que não tem nenhum time nas Séries A e B do Brasileiro.

"Na verdade, ficará como um legado para o futebol capixaba que precisava ter uma arena. Não tínhamos um equipamento assim no Estado", contou. "Temos um estratégia de promover o futebol local. Para isso, vamos dialogar para melhorar a gestão dos clubes e com isso atrair investidores."

Em relação à Copa, Vandinho ainda não sabe qual será o impacto econômico das presenças de Camarões e Austrália no Estado. Certo é que os camaroneses chegarão no dia 7 de junho no Espírito Santo, sete dias antes da estréia contra o Japão. Eles enfrentam a seleção brasileira no dia 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha, pela primeira fase da Copa.

Já os australianos chegarão no dia 28 de maio. A Austrália ficará no Hotel Ilha do Boi e treinará no estádio Engenheiro Araripe, reformado com recursos privados pela Unimed e pela Sicoob. Seu acordo foi firmado com entidades privadas. Mas o time deve realizar um amistoso no estádio público Kléber Andrade.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.